Técnica da rede contribui para diminuir estresse dos bebês

Oito residentes do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, sob a coordenação da professora Érica Fernanda Osaku, desenvolvem projeto com bebês prematuros e de internação prolongada, dentro da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).

O projeto, que levou dois meses para ser elaborado, trata da instalação de redes de panos, anexada a uma estrutura específica construída no berço, afim de que os bebês possam diminuir o estresse sofrido pela própria manipulação e sintam a sensação de estarem no ventre da mãe. “Lá esses possuem uma limitação de espaço, como se estivessem dentro do útero. Na rede eles ficam mais tranquilos, mais calmos e respondem bem ao tratamento. Em sistema de rodízio, cada bebê fica em torno de duas horas na rede, ganhando ao mesmo tempo estimulação física, sensorial e mecânica”, explica Érica.

Até o momento há apenas uma rede instalada na UCI, mas segundo o chefe da manutenção do Huop, Luiz Masselai, a ideia é construir mais algumas redes e estruturas para apoiá-las. “Estamos trabalhando para instalar outras redes para os bebês, pois é uma técnica muito importante para eles”, comenta. A intenção é de ampliar o número de redes na UCI e também incluir na UTI Neonatal do Hospital, para contribuir na melhora progressiva dos bebês.