Unioeste garante 15 milhões em investimentos para Saúde

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), garantiu investimentos na ordem de R$ 13,9 milhões do Governo Federal com contra partida da instituição de R$ 1.5 milhões. Os recursos são destinados ao ensino nas áreas de saúde e para melhoria no atendimento a população no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). A conquista foi confirmada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que recebeu nesta semana à comitiva paranaense liderada pelos deputados federais Dr. Rosinha e André Vargas; o deputado estadual professor Lemos, pelo reitor da Unioeste, professor Paulo Sergio Wolff; o diretor-geral do HUOP, Dr. Allan Cezar Faria Araújo; diretor geral do campus de Cascavel da Unioeste, professor Alexandre Webber e o assessor especial de obras, Edson Souza.

Segundo o deputado Professor Lemos, além dos R$ 13,8 milhões garantidos pelo ministro e que serão aplicados em reformas e aquisição de equipamentos ainda este ano, a comitiva solicitou mais R$ 2,5 milhões em recursos para as clínicas de fisioterapia, odontologia e a farmácia escola no campus, além de R$ 10 milhões para o HUOP, recursos estes que serão liberados em 2014.

Para o diretor-geral do HUOP, Dr. Allan Cezar Faria Araújo, o Hospital Universitário que é ligado a Unioeste necessita sempre de investimentos. “Viemos agradecer à atenção do Ministério da Saúde e trazer um relatório de tudo que será feito com os recursos, além de solicitar mais investimentos. Ao todo, o investimento para ampliação deve chegar a R$ 40 milhões entre recursos federais e do Governo do Estado do Paraná”, ressalta.

Para o deputado Dr. Rosinha, o Hospital é extremamente importante para a região. “Não temos outro hospital público como este num raio de 540 km. É a única maternidade da região e o único no Estado que atende doentes mentais e dependentes de drogas”, afirma Dr. Rosinha.

O reitor da Unioeste, professor Paulo Sergio Wolff, ressalta que todo o investimento na área da saúde amplia e melhora o atendimento a população das regiões oeste e sudoeste do Paraná. “Além disso, melhoramos a qualidade do ensino nos cursos da área de saúde elevando ainda mais o nosso nível acadêmico. Estes investimentos em beneficio do HUOP também garante melhores condições de trabalho para nossos servidores que atuam com afinco para prestar o melhor atendimento possível aos nossos pacientes”, garante.

Hospital Universitário prioriza aprendizagem com qualidade e atendimento humanizado

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) é certificado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Saúde como hospital universitário, há oito anos. A certificação é concedida apenas aos hospitais que abrigam atividades curriculares de estágios para no mínimo um curso de medicina, bem como, em outros cursos de graduação na área da saúde. Cabe ainda ao hospital oferecer programas de residência médica regularmente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Outra exigência ainda é que, 70% dos leitos sejam reservados a procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Direção Pedagógica do Huop, coordenada pela doutora e docente do curso de Medicina, Carla Sakuma de Oliveira Bredt, tem um papel fundamental na organização dos espaços acadêmicos, o qual proporciona um aprendizado de melhor qualidade aos cursos voltados a área da saúde da Unioeste.

Carla enfatiza a principal atividade da Direção Pedagógica. “Nós zelamos pelo ensino dentro do Huop e uma das atividades que coordeno semanalmente é a Atividade Multiprofissional de Ensino, que ocorre todas às segundas-feiras às 19 horas, onde reúnem-se todos os residentes do hospital. A coordenadora adianta que, em breve a Direção Pedagógica terá novas instalações no prédio da Ceapac, que ocupará dos andares, que serão usados exclusivamente para a área de ensino do hospital, sendo que as demais coordenadorias também serão transferidas para o mesmo prédio. Confitra as áreas de atuação na saúde da Unioeste.

Enfermagem

No curso de Enfermagem da Unioeste os estudantes atuam em diferentes campos de estágios, tais como: Pronto Socorro, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Maternidade. Nestes campos, as atividades desenvolvidas são: cuidado e atenção ao paciente, higiene e conforto, aplicação de medicamentos e outros.

Farmácia

Já na graduação de Farmácia os estudantes realizam estágios no Huop. Dentre as áreas que atuam no hospital, estão: Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Laboratório de Análises Clínicas.

Fisioterapia

Implantado em 1999, o curso de Fisioterapia funciona em período integral com duração de cinco anos. No hospital, os acadêmicos juntamente com a supervisão direta dos professores, realizam atividades práticas dentro das áreas de Pediatria, Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Cardiorrespiratório, Saúde da Mulher e do Idoso, Fisioterapia Preventiva e Saúde Pública. São dedicados 816 horas/aula para o Estágio Supervisionado e 442 horas/aula para Atividades Práticas Supervisionadas.

Odontologia

O curso de Odontologia foi fundado no Campus de Cascavel no ano de 1997. O tempo de duração é cinco anos e oferta 40 vagas ao ano.

A partir do 3° ano, os acadêmicos começam a participar de atividades práticas no HUOP nas áreas de Semiologia bucal, Patologia bucal, Odontologia em saúde coletiva e Cirurgia bucomaxilofacial, bem como, atuam juntamente com os professores no diagnóstico e tratamento de alterações e patologias bucais, prevenção de doenças periodontais e cárie além de realizarem acompanhamento das condições bucais de pacientes internados, explica o coordenador do curso, professor Eduardo Tanaka de Castro.