Exposição Exercício do Olhar começa em Toledo

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Toledo (Aduct) sediará entre os dias 2 e 25 de outubro a Exposição Fotográfica “Exercício do Olhar", de Sandro Okano.

O tema é relacionado com os quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar, subdivididos em diversas categorias. O objetivo, segundo o fotógrafo, que também é psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), é o de mostrar sua arte aliando a fotografia com o benefício social, pois toda renda arrecadada com a venda das fotografias será destinada ao Banco de Leite de Toledo e ao Caps II. “A população não tem culpa que a saúde não possui o incentivo adequado, por isso, devemos fazer a nossa parte”, finaliza Okano.

O Banco de Leite, além de fornecer leite para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Neonatal do Hospital Bom Jesus, tem o trabalho de orientar as mães sobre a importância do leite materno e como deve ser feito o processo de amamentação. Além disso, o Banco de Leite atende 18 municípios da região e coleta cerca de 160 litros de leite por mês e o excedente é doado para as mães que não conseguem amamentar.

Já o Caps, segundo ele, é uma instituição que atende pessoas com transtornos mentais graves, cujo trabalho é de reinserir essas pessoas na sociedade por meio de uma equipe multidisciplinar, com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, arte terapeutas, assistente social, enfermeiras e equipe técnica-administrativa. O Caps II atende, em média, 240 pacientes, por mais de uma vez na semana, totalizando cerca de 1200 atendimentos por mês.

Para ajudar essas instituições e levar a arte para um momento de tranquilidade e lazer aos servidores, docentes e discentes, além da comunidade externa, num espaço dentro da Universidade, a exposição, que está sendo organizada pela artista plástica Valquiria Montemor, tem entrada franca e ficará na Aduct até 25 de outubro. Os trabalhos estão expostos à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 14h30 às 16 horas.