Exploração do Trabalhador é tema do 5º Congresso de Serviço Social

Começou na manhã desta segunda-feira (23), no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o 5º Simpósio Regional de Serviço Social e a 21ª Semana Acadêmica de Serviço Social.

Os eventos, realizados concomitantemente, abordam a temática “As configurações da exploração do trabalhador no capitalismo contemporâneo” com o objetivo de proporcionar debates sobre as condições de trabalho, as formas de exploração pelo trabalho e o exercício profissional do assistente social no contexto do capitalismo contemporâneo.

O evento, que segue até a quarta-feira (25), oferece sete eixos relacionados ao tema principal nos 62 trabalhos que serão apresentados nas sessões temáticas: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos, Lutas Sociais e Organização Política de Classe Trabalhadora; Questões Agrária, Urbana e Ambiental; Raça, Etnia, Gênero e Sexualidade e Ética e Direitos Humanos.

Além das sessões temáticas, o evento conta com conferência, mesas redondas, minicursos, exposição, divulgação e lançamentos de livros e momentos culturais. Seis diferentes minicursos aconteceram na tarde de hoje (23) referindo-se às temáticas sobre: Os Planos Nacionais de Política para Mulheres; Políticas de Resíduos, Reciclagem e o Trabalho dos Catadores; Agenda Política do Serviço Social e a Defesa dos Direitos dos Assistentes Sociais; Trabalho e Saúde Mental; A Classe Trabalhadora como Sujeito Político na América Latina e Drogadição e Internamento Compulsório.

Pela manhã, na conferência de abertura, a professora doutora Gecira Di Fiori, assistente social da Universidade Federal de Santa Maria, abordou as temáticas “A dialética no trabalho” e “Liberdade no Serviço Social: uma abordagem Marxista”. Após a conferência, houve o debate sobre o assunto e o lançamento do livro Violência de Gênero – Dimensões da Lesão Corporal, da professora Rosana Mirales.

As inscrições ainda podem ser realizadas no local do evento, no miniauditório do Campus de Toledo, e estão abertas a toda comunidade. Para estudantes de Graduação e Pós-Graduação a taxa de inscrição é R$ 15,00, para profissionais, docentes e comunidade em geral o valor é de R$ 30,00.

Programação

Nesta terça-feira (24), das 8 horas às 10h30, o professor/doutor Ariovado Oliveira dos Santos, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizará a conferência sobre as configurações da exploração do trabalhador no capitalismo contemporâneo. No período da tarde, das 13h30 às 17h30, serão apresentados os trabalhos inscritos.

Na quarta-feira (25), “as condições de trabalho da classe trabalhadora na região oeste do Paraná e as lutas e organização dos trabalhadores” será o tema abordado na mesa redonda, que encerrará o evento, coordenada por Anacir Antônio de Andrade, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Construção Civil de Toledo; Flávio Bonifácio Pinto, do Sindicato dos Trabalhos do Comércio de Toledo; pelo representante do Movimento Sem Terra e pelo Representante do Conselho Regional de Serviço Social.