Unioeste obtém a sua Terceira Carta Patente

O produto tecnológico denominado de “Sistema modular compacto de Decantação para tratamento de afluentes/efluentes provenientes de diversas fontes”, resultado do Projeto Pró-Natureza Limpa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), do Campus de Toledo, acaba de obter deferimento da Carta Patente (Título de Propriedade Intelectual) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Segundo o coordenador geral pró-tempore do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste, professor doutor Camilo Morejon, trata-se da terceira Carta Patente da Unioeste. Essa informação foi obtida no último monitoramento dos pedidos de proteção intelectual, realizado pela Divisão de Propriedade Intelectual do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (DPI-NIT-Unioeste). O pedido de patente, que foi encaminhado pela Unioeste em 23 de julho de 2007, teve sua publicação de deferimento da carta patente na Revista de Propriedade Industrial do INPI, número RPI 2236 de 12/11/2013.

Segundo o professor Camilo Morejon, a carta patente é a fase final do processo de proteção intelectual. “É mais um pedido de patente que conseguiu finalizar o processo de proteção junto ao INPI, com a obtenção definitiva da carta patente”, explica ele ao destacar que “foram longos 7 anos, desde a data do pedido até a data de concessão da carta patente”.

De acordo com Morejon, a meta da inovação não é somente a proteção dos resultados por meio de patente, ou a carta patente, a meta da inovação vai além. “Ela se concretiza quando a patente ganha o mercado/sociedade, gera benefícios sociais e contribui para o desenvolvimento regional sustentável e, nesse quesito a Unioeste possui 14 produtos tecnológicos que foram objeto de transferência/licenciamento de tecnologia”, afirma.

Segundo o professor Camilo, embora a Unioeste seja considerada como Universidade nova, ela tem trazido resultados muito relevantes nas diversas áreas e, a inovação é uma delas. No Ranking Universitário Folha (RUF), publicado em setembro de 2013, a Unioeste se encontra na Posição 63 com 2,12 pontos, que foi a média dos quesitos avaliados, que foram: Ranking por pesquisa Posição 64 com 25,36; Ranking por ensino Posição 34 com 23,22; Ranking por internacionalização Posição 86 com 2,9; Ranking por Inovação Posição 48 com 2,12; e Ranking por Mercado Posição 81 com 10.17, conclui Morejon.