Projeto Rondon abre inscrições para acadêmicos e docentes

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre dia 11/11 inscrições para seleção de acadêmicos ao Projeto Rondon, nas operações Guararapes e Catopê, que serão realizadas em julho e agosto de 2014.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

As inscrições acontecem no período de 11 de novembro a 6 de dezembro. A operação Guararapes será nos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, entre os dias 18 de julho a 2 de agosto de 2014 e a  Catopê, em Minas Gerais, vai de 20 de julho a 4 de agosto de 2014.

Podem inscrever-se acadêmicos matriculados na Unioeste, que tenham bom desempenho acadêmico, espírito de equipe, facilidade de trato com o público alvo de sua ação, experiência em atividades de extensão, disponibilidade para viajar no período e estejam cursando os últimos anos dos cursos de graduação. É necessário elaborar proposta/projeto de atuação em uma das operações e apresentar carta de referência.

Serão selecionados acadêmicos para os conjuntos “A” e “B” de ações, sendo que para cada município destinado à Unioeste serão escolhidos 12 acadêmicos que, vão participar de uma reunião de confirmação e entrevista.

O conjunto de ações do grupo A destina-se a área de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e o conjunto B envolve Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

A seleção dos acadêmicos será feita pelos professores que atuarão no projeto e pela Divisão de Assuntos Comunitários, de acordo com os critérios estabelecidos pelo projeto e requisitos constantes no item 2 do edital 19/2013 - Proex, disponível em: www.unioeste.br/projetorondon/

A data provável da divulgação do resultado da primeira fase do processo de seleção será dia 12 de fevereiro de 2014, por meio de edital que será divulgada via Internet, na página da Proex. Os acadêmicos selecionados farão entrevista no dia 19 de fevereiro (a ser confirmada pelo edital de resultado), às 9h30, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria.

O formulário de inscrição está disponível na Pró-Reitoria de Extensão, no Protocolo dos Campi e via Internet, no endereço: www.unioeste.br/extensao/projetorondon.

Convite docentes

A Proex convida os docentes interessados em participar na elaboração dos planos de trabalho e na atuação no Projeto Rondon, em julho de 2014, para comparecer a reunião do dia 6 de novembro, às 9h30, na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria.

Mais informações podem ser obtidas via telefone (45) 3220-3037 com Erosania, ou e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

O Projeto Rondon

O projeto é realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta com a colaboração dos governos estaduais, prefeituras municipais e de empresas socialmente responsáveis.

As ações são orientadas pelo Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, constituído por representantes dos ministérios da Defesa, que o preside, do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente, Saúde e da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Objetiva contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País e consolidar o sentido de responsabilidade social e coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais. Com isso, visa estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

O decreto de criação do projeto estabelece que as regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, áreas isoladas do território nacional que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, são priorizadas as regiões norte e nordeste do País.

Criado em 1967, durante as décadas de 1970 e 1980 permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil. No final dos anos oitenta, deixou de receber prioridade no Governo Federal e foi extinto em 1989. Em 2005, voltou a figurar na pauta dos programas governamentais. Desde então, o Rondon já levou mais de 12 mil estudantes a cerca de 800 municípios.

Hoje, o projeto está em processo de consolidação, com procura cada vez maior pelas universidades e acadêmicos. Mais do que um projeto educacional e social, é uma ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza jovens da importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade mais justa.