Professor e mestrandos participam de evento científico

Com o objetivo de contribuir para a interação científica com pesquisadores de outras universidades do Brasil, proporcionando uma profunda reflexão em relação aos trabalhos apresentados, o professor Affonso Celso Gonçalves Junior, do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Marechal Cândido Rondon, participou da 17ª edição do Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O professor Affonso, acompanhado de seus orientados de mestrado Juliana Casarin e Gustavo Coelho (professor da Universidade Federal do Paraná), ambos do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste, participaram do evento apresentando seis trabalhos científicos na linha de Sistemas de Produção Sustentáveis, na área de Química Ambiental. “Estes trabalhos ressaltaram a importância da utilização dos resíduos gerados pelas atividades agroindustriais visando o desenvolvimento de materiais biossorventes como alternativas sustentáveis para a remediação de recursos hídricos contaminados com metais e agrotóxicos”, enfatizou o professor.

Segundo o professor Affonso, a grande participação do Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA-CNPq), coordenado pelo mesmo, em diversos eventos científicos surgiu em virtude dos inúmeros projetos que a equipe tem aprovado e realizado nos últimos anos na área de Ciências Ambientais, mais especificamente com relação aos trabalhos de remediação de águas e solos contaminados por agrotóxicos e metais. A equipe coordenada por ele conta com inúmeros acadêmicos de doutorado, mestrado e iniciação científica que sob sua orientação direta desenvolvem trabalhos científicos de descontaminação de compartimentos ambientais utilizando materiais absorventes alternativos e sustentáveis provenientes de atividades agroindustriais.

A programação científica do evento, realizado entre os dias 6 e 9 de outubro, foi constituída por conferências plenárias, simpósios, conferências, sessões coordenadas e workshops. Durante todas as atividades, o ENQA contou com a presença de importantes pesquisadores nacionais e internacionais com grande contribuição científica em suas respectivas áreas.

O tema central do 17º ENQA foi “Química Analítica e Qualidade de Vida”, o qual, segundo os organizadores do evento, discutiu as contribuições e os desafios da Química Analítica para a melhoria da qualidade de vida da população em diferentes aspectos, como meio ambiente, energia, educação, alimentos, fármacos, análises clínicas e forenses, dentre outros.