Farmacêuticos e acadêmicos buscam atualização em Seminário

Para orientar e capacitar os profissionais atuantes da área de farmácia e instruir acadêmicos que estão prestes a se formar o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) promoveu nesta quinta-feira (12.09), a quarta edição do Seminário de Aprimoramento Farmacêutico, realizado no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O evento, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), com a Unioeste e Associação dos Farmacêuticos no Estado do Paraná (Aspafar), teve como finalidade esclarecer, orientar e estabelecer melhorias na Assistência Farmacêutica, por meio de palestras que tratam de informações atualizadas com relação às novas legislações e estratégias profissionais àqueles que estão entrando no mercado de trabalho e assumindo responsabilidades técnicas.

Segundo a presidente do CRF-PR, doutora Marisol Domingues Muro, a realização pela CRF-PR de eventos como este tem por finalidade estabelecer uma ponte entre o profissional e a politica da profissão, além de relembra-los sobre as técnicas cientificas que são aprendidas na universidade. “O CRF é o fio condutor entre o profissional e a politica nacional. É importante que o farmacêutico sempre complemente seus conhecimentos e busque se atualizar para evoluir” observa.

Marisol destaca que os profissionais podem manter contato com o CRF pelo site e continuar participando dos eventos que estão sempre sendo atualizados, além dos grupos de estudo para profissionais que possuem dúvidas e um portal cientifico para troca de experiências. A presidente ainda enfatiza a conscientização que os farmacêuticos devem ter sobre a importância de eleger conselheiros da região, que conhecem a realidade do profissional.

Importante intercâmbio

Benvenuto Juliano Gazzi, coordenador da Assistência Farmacêutica no Serviço Público do CRF-PR, ressalta a importância do Seminário para atualizar o profissional sobre as constantes alterações que ocorrem na área farmacêutica, proporcionadas pela promoção de palestras e também de conversas “É importante à troca de experiência de profissionais de grandes e pequenas cidades que mostram como é a realidade de cada um”. Benvenuto afirma que o interior do Estado possui carência de capacitações na área e, nesse sentido, o Conselho promove o Seminário para contribuir com a capacitação e aprimoramento dos profissionais.

A farmacêutica Grasiela Calazanz, afirma que desde que se formou nunca deixa de participar dos eventos voltados a área, principalmente do Seminário. Grasiela destaca a importância do Seminário de Aprimoramento devido as recentes mudanças na área da Farmácia, “Ultimamente estão ocorrendo muitas mudanças a favor dos farmacêuticos, como é o caso da resolução que regulamenta a prescrição farmacêutica, além de aprender mais e relembrar alguns conhecimentos nós temos a oportunidade de trocar experiências com vários tipos de profissionais”, declara.