Proplan proporciona planejamento e avanços na Unioeste

A Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), responsável pela análise da evolução da Instituição, vem consolidando e atuando em diversas frentes da Unioeste para atender seus objetivos. Criada em 2011, a partir do Grupo de Planejamento e Controle (GPC), a Proplan realizou, no biênio de 2012-2013, uma série de atividades em cada umas das suas diretorias e divisões, atendendo as necessidades e demandas da gestão superior.

Dentre as ações e atividades efetuadas pela Proplan, se destaca a Diretoria de Avalição Institucional que, coordenada pela professora Ivete Janice de Oliveira Brotto, realizou, logo no início de 2013, a instalação da Comissão de Avalição. Também a coordenação da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a representatividade junto a Comissão Estadual de Avaliação (CEA) e a participação ativa na elaboração dos novos instrumentos de avaliação institucional foram promovidas por esta Diretoria.

No que se refere à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unioeste, a Diretoria coordenou as atividades da Comissão do PDI e, no segundo semestre de 2013, apresentou uma nova proposta, aprovado pelo Conselho Universitário (COU). A partir de 2014 a Diretoria pretende atuar na elaboração da matriz de planejamento e na elaboração de um estudo prospectivo da Universidade, como forma de subsidiar as futuras discussões do PDI e orientar os conselhos superiores.

A Diretoria de Desenvolvimento Institucional também se destacou a partir de atividades que foram colocadas em prática, sendo comandadas pela agente universitária, Marines da Cruz Monteiro. Por meio desta Diretoria, a divisão de orçamento, que trata da elaboração e acompanhamento do orçamento da Unioeste, desde 2012, possui uma nova diretiva para a elaboração deste orçamento, que segundo o pró-reitor de Planejamento, Jandir Ferrera Lima, é a manifestação das diferentes unidades e divisões administrativas sobre suas necessidades.

“A Unioeste passou a elaborar um orçamento real das suas necessidades a partir da consulta as diferentes divisões da Universidade, mas a partir de 2014 o novo PDI orientará a formulação da peça orçamentária sem se descuidar das demandas das unidades administrativas”, declara Jandir. Ele enfatiza também que futuramente, a matriz de planejamento da Universidade orientará a execução orçamentária, avançando nas inovações para essa divisão.

Mais realizações

A Unioeste, prezando pela transparência das informações, por meio da Proplan, ampliou o boletim de dados com a inserção de mais conteúdo. Na página da Proplan foram divulgados dados orçamentários e dentre os avanços na Divisão de Informação o pró-reitor esclarece que “ a criação do Portal da Transparência, elaborado a partir do Projeto de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA), das servidoras da Proplan, ofereceu a comunidade acadêmica e regional informações administrativas da Unioeste”. Ferrera salienta ainda, que a Divisão de Informações atende as mais diversas demandas internas e externas da Instituição.

Já na Divisão de Organização, Sistemas e Métodos, o foco foi a desburocratização. Desde 2012  a Proplan comandou e participou ativamente das discussões de um conjunto de resolução que afetam a vida administrativa e acadêmica. O pró-reitor cita como exemplo o caso da resolução de saída para o Exterior, que “com alguns ajustes se reduziu o prazo de tramitação dos pedidos de 90 dias para 30 dias”, declara.

Além dessa resolução, houve ainda a participação na elaboração das novas planilhas financeiras da pós-graduação lato sensu, para as diretrizes dos Planos Individuais de Atividades Docentes (PIADs), novas diretrizes para os aluguéis das salas da Unioeste, novas diretrizes para a avalição de desempenho, regras da identidade visual, revisão de procedimentos administrativos, elaboração da minuta dos procedimentos de controladoria, entre outros.

Segundo o pró-reitor Jandir, a Unioeste “avançou bastante na desburocratização, porém há muito em que avançar e alguns procedimentos exigem uma discussão ampla com a comunidade acadêmica”. Além das atividades elencadas, a Divisão emitiu uma série de pareceres sobre mudanças na estrutura organizacional e sobre o desempenho administrativo dos diversos órgãos da Universidade.

O pró-reitor aponta também como um dos grandes avanços, a ampliação da carga horária de contratação dos docentes colaboradores e a discussão da expansão da Instituição. “Com muita paciência e com as justificativas pertinentes conseguimos atender a maior parte das necessidades das direções de Centro e ampliar a margem de contratação de carga horária em testes seletivos. Isso foi um feito histórico na Unioeste. Além disso, conseguimos propor e alterar junto ao COU as diretivas para a ocupação das vagas da Instituição”, declara acrescentando ainda que “a partir de agora as vagas oriundas de exonerações, falecimento e transferências retornam aos centros de origem atendendo uma demanda histórica dos diretores”.