Prevenção ao Câncer de Pele: Ambulatório do Huop realiza exames

Na tentativa de diminuir a incidência de câncer de pele na população é que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo sábado dia 30, no período das 8 às 12 horas, uma campanha nacional de prevenção da doença, que faz referência ao Dia Nacional do Combate ao Câncer – 27 de novembro.

No Paraná, a ação ocorrerá em dez postos de atendimento, nas cidades de Apucarana, Cascavel, Curitiba onde será instalado em três pontos da cidade, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí e Toledo.

Em Cascavel, a atividade que acontece no horário matutino, terá como local o Ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), onde diversos profissionais estarão realizando exames preventivos gratuitamente e darão orientações à população. O atendimento será por ordem de chegada ao ambulatório, onde o paciente fará uma ficha e aguardará para ser chamado pelo dermatologista. Os pacientes que apresentarem indícios do câncer de pele, serão encaminhados para tratamento adequado.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença na de pele é a de maior  incidência no Brasil e é responsável por 25% de todos os tumores malignos registrados no País. O câncer de pele pode atingir também áreas que não são expostas ao sol, como a planta dos pés, mucosa e pele da área genital. Além do sol, outros fatores podem favorecer a doença como maus hábitos de vida: consumir álcool, fumar e ter uma má alimentação, alterando assim, as defesas do corpo.