Alunos de Beltrão vencem gincana nacional de economia

Os acadêmicos, William Eidt e Tiago Reichembach Elias do curso de Ciências Economicas da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, venceram a 3º Gincana Nacional de Economia, realizada na cidade de Manaus no Amazonas dos dias 4 a 7 desse mês.

A terceira edição do evento ocorreu paralelo ao 20º Congresso Brasileiro de Economia. A coordenadora do curso, professora Fernanda Mendes Bezerra Baço, conta que durante dois dias os alunos competiram entre si, medindo conhecimentos num jogo eletrônico que simula a utilização de variáveis macroeconômicas.

O jogo consistiu em desenvolver e aplicar conceitos, conciliando a teoria com situações práticas: foram utilizadas cartas de defesa, ataque e crise para simular as ações de um ministro da Fazenda ou de um presidente do Banco Central e, ao mesmo tempo, criando cenários econômicos mais difíceis para os oponentes. Os estudantes também responderam a perguntas de múltipla escolha sobre grandes nomes da economia. Além disso, foi realizada uma disputa para agregar o maior valor possível de investimentos no mercado financeiro de câmbio, com a compra e venda de moedas estrangeiras.

Os alunos já haviam ganho a 11ª Gincana Estadual de Economia, realizada em junho. Além do prêmio de R$ 4 mil para a dupla, os acadêmicos também ganharam passagens e estadia para participar da Gincana Nacional.

Ao todo foram 25 duplas inscritas e na final os acadêmicos William e Tiago, da Unioeste, venceram os cariocas Paulo Sérgio Silva Sipriano e Pedro de Medeiros Lemos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Três Rios (Cofecon).

Como prêmio, William e Tiago receberam R$ 1.500,00 cada, na solenidade de encerramento do XX Congresso Brasileiro de Economia. William e Tiago representaram o Estado do Paraná por terem vencido a gincana paranaense de economia em junho desse ano.

A coordenadora destaca que o título conquistado reforça a qualidade do curso e parabeniza os alunos pelo esforço e competência “Esse titulo é muito importante, pois nós os apoiamos e estamos orgulhosos do desempenho dos alunos. Esse título confirma que o conhecimento que estamos passando a eles está sendo absorvido” salienta.