Unioeste tem 11 cursos com nota 4 e 5 no Enade

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) teve oito cursos com nota quatro e três com nota cinco, a mais alta no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2012), divulgado ontem (07/10) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram avaliados seis cursos (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Secretariado Executivo e Turismo), totalizando 15 turmas.

O curso de Administração foi avaliado nos Campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão; Ciências Contábeis (Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon); Ciências Econômicas (Cascavel, Francisco Beltrão e Toledo); Direito (Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon); Secretariado Executivo no Campus de Toledo e Turismo no Campus de Foz do Iguaçu.

Obtiveram o conceito cinco os cursos de Direito (Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon) e Secretariado Executivo no Campus de Toledo. Com o conceito quatro os cursos de Administração (Cascavel, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon), Ciências Contábeis (Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon), Ciências Econômicas (Cascavel), Direito (Francisco Beltrão).

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) juntamente com a avaliação institucional e a dos cursos de graduação. Seu objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Para a diretora de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação, Marta Assenza, "dos 15 cursos avaliados, 11 tiveram notas quatro e cinco, isso reflete a qualidade dos cursos e da Instituição".

O Colegiado do curso de Ciências Econômicas de Cascavel fez um trabalho de conscientização com os alunos a respeito da importância da participação na prova e conseguiu elevar o conceito de três em 2009 para quatro em 2012. A comparação é feita com os dados de 2009, pois os cursos são avaliados a cada três anos.

As notas individuais de cada curso avaliado no Enade 2012 estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde às 17 horas de ontem.

O Enade

O conceito é baseado em uma escala de notas que vai até cinco. É obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também leva em consideração o corpo docente e infraestrutura da instituição.

Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos e 469.478 estudantes concluintes de graduação ou tecnológicos fizeram a prova. A nota individual do aluno não é divulgada. Para o conceito foram consideradas 6.306 unidades no cálculo, já que uma instituição, a Unioeste, por exemplo, pode ter mais de um curso na mesma área.

Os instrumentos básicos do Enade são a prova, o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador(a) do curso.