Alunos da Unioeste são destaque em Maratona

O curso de Ciência da Computação do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem ganhando maior destaque em âmbito nacional com a participação de seus acadêmicos na Maratona de Programação promovida no Brasil. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a qual os vencedores vão para a etapa nacional e posteriormente para Maratona de Programação da ACM (Association for Computing Machinery) que é a última fase competição.

No ano de 2012, oito equipes (vinte e quatro alunos) do curso do Campus Foz do Iguaçu – convidados pelos professores - motivaram-se a participar da fase regional do evento realizada na UTFPR–Medianeira. Nesta primeira participação, uma das equipes conseguiu resolver de forma completa um problema, ganhando um balão como símbolo do resultado.

O aprendizado desta experiência, conta a diretora do Centro de Engenharias e Ciências Exatas em Exercício - Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologia Aplicada à Educação (Detae), professora Eliane Nascimento Pereira, motivou os alunos a prepararem-se para as próximas edições tendo isto em vista, um projeto de ensino foi proposto sob a coordenação do professor Claudio Roberto Marquetto Mauricio com a participação de outros professores para a preparação dos alunos.

Como resultado deste projeto, este ano, quatro equipes participaram da maratona na regional realizada na Universidade Estadual de Londrina e todos os participantes da Unioeste conseguiram resolver dois problemas de forma correta, obtendo uma melhora expressiva em relação ao ano passado,  lembrando  que o primeiro lugar da regional em Londrina resolveu três problemas. “Por este motivo parabenizamos a todos pelos resultados e que permaneçam motivados a continuar e melhorar cada vez mais o seu desempenho, construindo o próprio conhecimento e ampliando ainda mais o potencial de sua formação acadêmica. Também não podemos de deixar de agradecer ao ITAI (Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação) pelo apoio no transporte e inscrição dos acadêmicos e ao aluno Thiago Zuquinali que desde o ano passado vem incentivando os demais colegas a participarem do evento”, enfatizou a diretora.