Cooperação técnica entre Unioeste e Venezuela avança

Professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estiveram em Caracas, na Venezuela, onde ministraram minicursos, entre os dias 19 a 23 passado, na Escuela Venezolana de Planificación (EVP) para dirigentes do Governo Bolivariano da Venezuela e público em geral.

A visita foi motivada pelo interesse demonstrado por dirigentes da Escuela Venezolana em estreitar lações com a Unioeste na área de desenvolvimento regional e agroalimentar quando, no ano passado, estiveram na Instituição. Como resultado foi assinado, na época, carta de intenções e, na sequência, um termo de cooperação técnica.

A equipe da Unioeste que lá esteve foi composta pelo vice-reitor Carlos Alberto Piacenti, pró-reitor de Planejamento, Jandir Ferrera de Lima; e por Moacir Piffer, Ricardo Rippel e Lucir Reinaldo Alves, docentes no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA).

Nos três cursos ministrados pelos professores da Unioeste os conteúdos versaram sobre a análise regional, demografia e planejamento regional e desenvolvimento endógeno municipal.

Foram feitas também reuniões com dirigentes do Ministério do Planejamento e Desenvolvimento, do Instituto Nacional de Estatística e da Prefeitura Municipal de Libertador para ampliar as atividades de cooperação e treinamento de servidores públicos. Nesses encontros ficou acertado que o PGDRA treinará os técnicos do Ministério do Planejamento na área de indicadores de análise regional e auxiliará no mapeamento do desenvolvimento regional venezuelano.

Resultado positivo

Segundo o vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, o resultado foi positivo, “pois ampliamos as possibilidades de cooperação e fortalecemos a área de desenvolvimento regional e agronegócio, na qual a Unioeste vem ganhando destaque e renome nacional e internacional”. Além dos minicursos, os docentes participaram de Fórum de Discussões com a comunidade, momento no qual o professor Moacir Piffer foi homenageado pela sua contribuição aos estudos do desenvolvimento.

Em novembro próximo, docentes e diretores da EVP participarão de encontro em Toledo, para conhecer as atividades de pesquisa, encontrar dirigentes municipais e empresariais e definir os próximos passos para a cooperação técnica. A data do encontro ainda está sendo acertada e a organização ficará a cargo do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA).