Unioeste e Prefeitura de Toledo ministram oficinas para professores

Como parte Projeto de Formação Continuada, uma parceria entre a Prefeitura de Toledo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foram realizadas, na última terça-feira (13.08), dez oficinas temáticas em escolas municipais e outras oito no Campus da Unioeste.

É um curso de 40 horas, dividido em oficinas, encontros no Teatro Municipal e atividades nas escolas. O objetivo específico é contribuir para fornecer subsídios para a reelaboração do currículo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), que deverá ocorrer a partir de novembro desse ano. As oficinas pretendem tematizar questões importantes de uma forma dinâmica e não convencional.

Além disso, a atividade também pretende fortalecer os vínculos da Universidade com a comunidade, de modo especial com a Secretaria de Educação de Toledo. Para o coordenador do curso de Filosofia da Unioeste, Rosalvo Schutz, um dos organizadores do evento, esta é uma oportunidade de abrir as portas da Universidade, “indo até as escolas e trazendo os educadores da rede municipal para dentro da Instituição”.

Teoria e prática

Joseane Gomes de Jesus, secretária do Núcleo de Ensino de Ciências (Necto) e acadêmica de Química (licenciatura) na Unioeste, ajudou a ministrar a oficina de “Ensino de Ciência por Investigação”, que mostra aos professores como funciona a oficina do bolo, que ensina proporções. “Por meio desta oficina, as crianças e os adolescentes podem entender qual é a importância do cientista para a sociedade. Além de poderem relacionar a vida cotidiana com o conteúdo aprendido em sala de aula”, explica Joseane.

Sara Rabaioli  é professora da 3º série na Escola Municipal Shirley Lorandi e participou desta aula prática. Ela conta que “em sala de aula, algumas vezes, nós não sabemos ao certo que atividade fazer com os alunos, e a partir desta oficina de Ciências, por exemplo, encontramos maneiras diferentes e fáceis de trabalhar”. Segundo ela, usar materiais do dia-a-dia para ensinar, faz as crianças ficarem animadas e com vontade de aprender mais sobre o conteúdo.

Como são em torno de mil professores municipais, as oficinas estão sendo oferecidas em dias diferentes para três microrregiões. A cada turno é realizada uma oficina de modo que cada professor poderá participar de duas oficinas, escolhidas por ele. Os próximos encontros serão no próximo dia 28 e em 11 de setembro.