Seti capacita avaliadores da Unioeste

Nesta quarta-feira (14.08), no miniauditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), os membros da Comissão Especial de Avaliação (CEA), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), ministraram capacitação para os professores que farão avaliação de cursos de graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo, presencial e a distância) ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Sistema Estadual de Educação.

O evento visa preparar os avaliadores para atuarem em comissões de avaliação de cursos e está sendo realizada em todas as IES do Paraná. Após esta etapa presencial haverá três módulos à distância. A avaliação dos cursos é feita a cada 5 anos, com visitas da comissão de avaliação, que ocorrem também na implantação, no reconhecimento e na renovação de reconhecimento de cursos.

“Esta capacitação é importante para termos um instrumento de avaliação novo que pretende fornecer uma radiografia de nossos cursos. Para isso precisamos de professores qualificados, com titulação acadêmica e experiência de trabalho para atuarem na aplicação deste instrumento nos cursos”, informa Mario Cândido de Athayde Júnior, presidente da CEA e coordenador do Ensino Superior da Seti.

O instrumento de avaliação foi criado com base no modelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ampliando o nível de detalhamento, explica Athayde Júnior, salientando que no curso “o instrumento é discutido, mostrado e exercitado, com os professores conhecendo, em detalhes, os indicadores quantitativos e qualitativos do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura do curso”.

Com isto, pode se obter uma radiografia detalhada da oferta de cursos, qualidade em termos de projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e infraestrutura. “É instrumento de gestão acadêmica e administrativa que está em fase inicial de implantação, por isto a qualificação de quem vai atuar no processo”, explica Athayde Júnior.

Além do professor Mario Cândido, também atuaram como ministrantes os professores Amauri Bassoli de Oliveira, da Universidade Estadual de Maringá e Carlos Eduardo Bittencourt Stange, da Universidade Estadual do Centro-Oeste.