Acadêmicos da Unioeste desenvolvem projeto no Conjunto Julieta Bueno

Na manhã de hoje (11.12), no auditório da Prefeitura de Cascavel, foi realizado o Seminário de Apresentação de Resultados Parciais do Programa de Extensão Capa (Capa-HIS), apresentado por alunos e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Este é um dos projetos financiados pelo Programa de Extensão Universitária 2013/2014 (Proex).

O Seminário, apresentado pelo coordenador geral, professor Ricardo Rocha de Oliveira, teve como objetivo apresentar estudo de avaliação pós-ocupação, no conjunto habitacional Julieta Bueno, em Cascavel, desenvolvido ao longo deste ano pelos acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unioeste. O Conjunto Habitacional Julieta Bueno conta com um total de 473 casas.

O Programa de Extensão, aprovado em 2011 e aplicado neste ano, apresenta uma oportunidade de contribuição à interação entre Universidade e setores da sociedade, visando capacitar entidades que atuam na concepção, melhorias na operação e manutenção das unidades e execução de empreendimentos habitacionais no gerenciamento de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS). Os participantes deste projeto, professores, alunos e colaboradores, visam incorporar esta temática para melhorar a forma de vida dos moradores.

Foi apresentado o processo de análise dos resultados parciais, realizado em 90 casas do conjunto, referentes aos seguintes pontos: perfil sócio demográfico e econômico dos moradores; pesquisa de satisfação em relação à unidade habitacional; levantamento de modificações internas realizadas nas unidades habitacionais; levantamento de ampliações e alterações externas realizadas nas unidades habitacionais, e levantamento de principais defeitos (patologias das construções) de partes externas das casas.

Ao todo participam do Projeto cinco docentes diretamente envolvidos (coordenador Ricardo Rocha de Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira, Hitomi Mukai, Lígia Eleodora Francovig Rachid e Marta Mitiko Kubota de Siqueira), e 15 alunos do curso de Engenharia Civil, sendo Adrielle Cristina Ozanski, Ailton João dos Reis Junior, Ana Claudia Mantovani, André Marcos Facioni, Carolina Fornari, Eduardo Lang, Emmanuelle Albara Zago, Henrique Haruo Sakai, Jaqueline Saraçol de Souza, Lia Mara Nacke Faust, Murilo Wirtt, Natália Regina Casanova, Raíssa Strozake Maximo, Priscila de Almeida Ferreira e Vinícius Alves de Azeredo e Silva.

Importância

Durante o evento, o coordenador geral, Ricardo de Oliveira, observou que o Projeto ainda está na fase inicial. “Ainda temos o próximo ano e outras grandes marcas para conquistar”, declarou ele, destacando a importância do envolvimento dos alunos com a comunidade.

Também a professora Marta Mitiko Kubota de Siqueira, ressaltou a importância do Projeto, iniciado neste ano. “É um estudo de longo prazo, mas enquanto houver disponibilidade financeira será mantido em execução”, disse ao afirmar que outros projetos serão desenvolvidos nos próximos anos, sempre na busca do conhecimento.

O presidente da Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel), Hélio Nethson, disse que esta é uma parceria muito importante, porque auxilia na estrutura técnica e conhecimento da área. “É um trabalho de grande valia para a empresa e toda a sociedade de Cascavel, para conhecermos como anda a realidade sócio econômica dos moradores deste conjunto residencial”, declarou.

Tema de interesse

Alguns acadêmicos utilizaram a pesquisa para aplicarem em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno Ailton João dos Reis Junior optou trabalhar este tema por estar participando do projeto este ano, fazendo o levantamento de patologias do conjunto habitacional. Ele conta que “este é um tema muito interessante e não teria motivos para escolher outro”.

O aluno Henrique Haruo Sakai, inscreveu-se no programa a fim de aprender mais com os professores orientadores, uma vez que a aprendizagem e experiência adquiridas neste trabalho valem para a carreira curricular do acadêmico. “Foi muito interessante porque o grupo todo foi separado em trios e cada grupo ficou responsável por determinado número de casas, com tempo estipulado para cumprir o trabalho”, conta o estudante.