PDE termina em comemoração na Unioeste

Hoje (10) pela manhã, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, no auditório Arnaldo Busatto, foi realizado o Seminário de Encerramento do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) – Turma 2012.

Neste Programa o professor tem a oportunidade de refletir sobre seu estudo e sua prática, além de aprofundar seus conhecimentos de fundamentos da educação e das suas disciplinas específicas. Assim, o docente retorna para a escola com uma proposta que busca trabalhar a problemática estudada, levantado seu projeto de intervenção adiante, ou seja, a “práxis pedagógica”.

O coordenador PDE da Unioeste, Marco Antonio Carvalho, diz que trazer o professor para refletir com a universidade o que está acontecendo na escola é de extrema importância. Assim, o Programa não se encerra hoje. “Este encerramento é apenas uma comemoração, pois agora dá-se o início de uma outra jornada que o professor enfrenta e concretiza na sala de aula, aplicando seu projeto com os alunos e obtendo o resultado desejado”.

Segundo a representante PDE do Núcleo de Toledo, Alice Bohnen, “o professor vem da escola com sua experiência, reflete sobre ela, pesquisa, elabora e ainda implementa uma nova proposta”. Nesse processo, é fundamental a parceria com a Universidade, pois “é por meio de sua coordenação e dos professores orientadores, que os professores PDE retornam as salas de aula aplicando seus projetos desenvolvidos”, relata Alice.

A chefe do Núcleo de Cascavel, Inez Aliete Dalavechia, afirma que hoje é o fechamento do ano, mas além de tudo é também um momento de os professores reverem seu trabalho e visualizar o estudo de outros docentes. Ainda acrescenta que “o dia é de comemoração por ter concluído esta primeira etapa e colocado em prática nas escolas”.

São 55 professores formandos do NRE Foz do Iguaçu, e a chefe Ivone Aparecida Perez Muller diz que o PDE é um dos programas mais importantes porque oportuniza se fazer pesquisas e projetos para aperfeiçoar seus conhecimentos. “O PDE é importante para o próprio profissional porque se fortalece pedagogicamente, causando o efeito que espelhará nos alunos”, declarou.

A representante do NRE de Cascavel, Sonia Maria Justo, disse ainda que os professores retornam as suas atividades mais maduros em relação à aplicação dos projetos nas salas de aulas. E a representante do NRE de Francisco Beltrão, Rosani Maria Tartari de Souza, confirmou também que o PDE é uma formação continuada para os professores e pode trazer um conhecimento maior e um trabalho diferenciado, assim desta maneira contribui para educação do estado paranaense.

No núcleo de Assis Chateaubriand, são 27 formandos da Unioeste e um da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A sua coordenadora, Iara Suyama Ferrari, afirma que os professores formandos estão repensando e analisando dificuldades em sua prática para melhor aplicação em salas de aula, e a partir de então fazem o seu projeto de intervenção pedagógica. “Desta forma percebemos que o processo de ensino e aprendizagem tem sofrido uma melhora”, conclui.

A professora e representante PDE, do NRE de Foz do Iguaçu, Rosane Antonia Fronza, leciona há 20 anos e disse que já participou do Programa. “Foi a primeira vez que tive a oportunidade de debater uma problemática para aplicar em sala de aula, é a melhor experiência que o professor pode ter durante sua carreira”, declarou.

O PDE é pioneiro no Brasil, pois somente o Estado do Paraná disponibiliza este Programa para seus docentes. Os profissionais que se formam têm mais oportunidades para contribuir com a educação dos alunos e ainda auxiliar na formação continuada dos próprios colegas professores.

Uma das professoras formandas, Cristina D. Laguna Grassmann, do NRE de Toledo, desenvolveu um projeto chamado “Infância roubada: A exploração do trabalho infantil – Uma experiência de leitura”, na disciplina de Língua Portuguesa. Ela aplicou o projeto em alunos do 6º ano do ensino fundamental, de um determinado colégio na cidade de Terra Roxa. O objetivo ajudar os alunos na interpretação do que leem, pois a falta de interpretação afeta seu rendimento em todas as disciplinas. “O projeto foi aplicado com sucesso, e os alunos compreenderam a finalidade da interpretação e a importância da leitura”, declarou a formanda.

O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Ao total são 58 formandos do NRE de Toledo, 27 de Assis Chateaubriand, 122 de Cascavel, 74 de Francisco Beltrão, 55 de Foz do Iguaçu e 22 de Dois vizinhos, somando um total de 358.

Estavam presentes no evento a coordenadora do Programa de Extensão Universitária (Proext), Neide Medeiros; coordenador do curso de Pedagogia Adrian Alvarez Estrada; chefe do núcleo de Assis Chateaubriand, Débora Vilas Boas Talga Weiller; chefe do núcleo de Foz do Iguaçu Ivone Aparecida Perez Muller; assistente da chefia do núcleo de Cascavel, Inez Aliete Dalavechia; vereador de Cascavel, Paulo Porto e o coordenador PDE da Unioeste, Marco Antonio Batista Carvalho.

Os representantes PDE presentes eram dos núcleos regionais de Educação (NRE) de Assis Chateaubriand, Iara Ferrari; Cascavel, Sonia Maria Justo; Dois Vizinhos, Marines Schimith; Foz do Iguaçu, Rosane Fronza; Francisco Beltrão, Rosani Tartari e de Toledo, Alice Maria Bohnen.