Central de Notícias

Vestibular da Unioeste começa neste domingo

No próximo domingo (8.12) e segunda-feira (9), 12.759 candidatos inscritos no Vestibular 2014 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), iniciam a provas concorrendo a 1.184 vagas, do total de 2.368 que estão sendo ofertadas neste ano pela Instituição.

Os outros 50% das vagas, serão disponibilizadas aos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vão participar pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com a inscrição devendo ocorrer no início do ano de 2014.

As vagas estão distribuídas entre os 34 cursos de graduação ofertados nos cinco campi da Unioeste, localizados na cidade de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

A Diretoria de Concurso alerta para o horário de abertura e fechamento dos portões, que será da 13h10 às 13h40, conforme horário de Brasília, em ambos os dias das provas. O ensalamento, que consta a cidade, local e sala onde o candidato fará a prova, está disponível no site www.unioeste.br/vestibular.

Na cidade de Cascavel, as provas ocorrem na Faculdade Assis Gurgacz (FAG), na União Educacional de Cascavel (Univel) e no Campus da Unioeste; em Foz do Iguaçu, no Campus da Unioeste e na Faculdade União das Américas (Uniamérica); em Francisco Beltrão, na Universidade Paranaense (Unipar); em Marechal Cândido Rondon, no Campus da Unioeste, no Colégio Luterano Rui Barbosa e na Faculdade Luterana Rui Barbosa; e em Toledo na Unipar Campus I.

Provas

As provas serão realizadas no período da tarde, nos dois dias, em uma única fase, sendo composta por onze disciplinas, tendo sete questões objetivas e de múltipla escolha, além da Redação. Neste ano a prova é classificatória, com exceção no caso de zeramento na Redação.

Neste primeiro dia, serão aplicadas as provas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Química e Sociologia, totalizando 49 questões. No segundo dia, na segunda-feira, dia 9, serão as provas de Redação, Língua Estrangeira, Literatura, Matemática e Português, totalizando 28 questões.

Devido as alterações na forma do Concurso Vestibular 2014, no lugar da prova de conhecimentos específicos, como era feito anteriormente, será aplicada pontuação diferenciada para as matérias da área de conhecimento do curso escolhido. Para essas matérias, cada questão valerá 36 pontos e para as demais, cada questão valerá 14 pontos.

Para entrar na sala de prova o candidato deverá portar seu documento de identificação oficial, original e com foto, informado no ato da inscrição e só poderá manter consigo o material impresso relativo às provas e a caneta fornecida pela Unioeste.

Também só será permitida a entrada com água em garrafa transparente, não colorida, com tampa e sem rótulo e o candidato só poderá se alimentar ou se medicar durante a prova, se por laudo médico apresentar necessidade. Os objetos pessoais devem ser guardados em recipiente indicado e colocados em baixo da carteira. O candidato só poderá se retirar da sala após as 16h30, tendo assinado e entregue o cartão de respostas.

O Manual do Candidato do Vestibular da Unioeste está disponível no site. Nele constam todos os dados sobre a legislação utilizada, inscrições, cursos, provas, planilha de cálculo do desempenho do candidato, conteúdo das provas e matrículas.

Bancas Especiais

Neste ano serão 55 candidatos que realizarão as provas em bancas especiais, sendo 16 em de Cascavel, 8 em Foz do Iguaçu, 9 em Francisco Beltrão, 5 em Marechal Cândido Rondon e 3 em Toledo.  

Estas bancas são destinadas a candidatos com necessidades especiais e de pessoas com as seguintes deficiências: visual, auditiva, neuromotora; física e surdocegueira. Todos os candidatos de banca especial tem garantido o direito de tempo adicional de até 50% do tempo normal da prova, ou seja, os candidatos poderão realizar a prova em até seis horas.

Os fiscais de sala são constituídos por intérprete de libras (para atender os candidatos com surdez), ledores (para os candidatos cegos) e transcritores (para os candidatos com sequelas neuromotoras ou físicas que não conseguem transcrever a redação e as respostas para o gabarito).

Bancas Emergenciais

O candidato poderá recorrer a uma banca emergencial em caso de algum imprevisto às vésperas ou em dia de provas, sendo eles: acidente, doença súbita, parto ou outra causa que justifique esta necessidade. A banca será instalada em sala no campus, hospital, posto de saúde ou instituição similar.

Os casos que necessitarem da banca emergencial, somente serão atendidos se comunicados à coordenação local do Vestibular até o horário de início das provas ou também se houver alguma ocorrência emergencial no local e no horário de provas.

Concorrência

Os cursos mais concorridos no Campus de Cascavel são Medicina, com 102,65 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Civil, com 44,70 e Odontologia com 26,60. Em Foz do Iguaçu, Direito é o curso mais concorrido, com 30,25 candidatos por vaga, na sequência Engenharia Mecânica, com 16,40 e Engenharia Elétrica, com 12,80.

No Campus de Francisco Beltrão, Medicina têm 47,40 candidatos por vaga, Direito com 24,85 e Administração com 13,50. Em Marechal Cândido Rondon, o curso de Direito têm 27,25 candidato por vaga, depois Agronomia com 17,15 e Administração com 10,55. E no Campus de Toledo, o curso de Engenharia Química é o mais concorrido, com 15,20 candidatos por vaga, logo depois Ciências Econômicas com 6,30 e Ciências Sociais, com 4,40.

SiSU

Neste ano, com a adesão da Universidade ao SiSU, 50% das vagas disponibilizadas pela Instituição, ou seja, metade delas,  será o meio de seleção para o ingresso em um curso de graduação da Unioeste.

O SiSu e o Vestibular são processos separados e independentes. O candidato pode concorrer por dois meios, mas para se inscrever pelo SiSU é necessário ter realizado o Enem 2013 e ficar atento ao prazos e normas, bem como a abertura do processo de inscrição no ano de 2014.

Cotistas

Em ambos os processos, tanto pelo SiSU ou pelo Vestibular tradicional, 50% das vagas serão destinadas aos cotistas, ou seja, aqueles que não tenham concluído curso de graduação e que fizeram todo o ensino médio, exclusivamente, em escola pública do Brasil.

Considerando que um curso tenha 40 vagas, 20 vagas são destinadas aos inscritos pelo SiSU e 20 pelo Vestibular, sendo que dessas 20 vagas, dez serão para cotistas e dez para ampla concorrência, em ambas as seleções.

Gabaritos

Os gabaritos provisórios estarão disponíveis até às 17 horas do dia seguinte a prova. Os gabaritos definitivos serão disponibilizados no dia 18 de dezembro até às 17 horas e a divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de dezembro.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.