Unioeste aprova SISU e reformula vestibular

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tornou-se a primeira Instituição de Ensino Superior Publica do Estado a aderir ao Sistema de Seleção Unificado (SISU). A resolução proposta pelo Conselho Pedagógico criado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Unioeste, foi aprovada nesta quinta-feira (11/04), na reunião extraordinária do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE). “É um momento histórico para a instituição que passa a democratizar o acesso ao ensino superior através do SISU, que privilegia os estudantes oriundos da Rede Pública de Ensino”, afirma a Pró Reitora de Graduação, professora Lilian Faria Porto Borges.

Para o Reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, a adesão parcial ao SISU permite um estudo mais aprofundado do impacto que esta ação poderá provocar na Universidade, possibilitando ajustes nos anos seguintes, uma vez que o Vestibular é discutido pela comunidade acadêmica anualmente. “Além disso, vamos poder experimentar os projetos de assistência estudantil propostos pelo MEC”,afirma ele.

A partir deste ano o vestibular da Unioeste será dividido em dois formatos sendo 50% das vagas selecionadas pelo SISU e 50% das vagas selecionadas pelo vestibular tradicional, que também sofrerá alterações como: provas realizadas em uma única fase dividida em duas tardes consecutivas e em data a ser marcada pelo Conselho Pedagógico. O processo será classificatório e a prova de conhecimentos gerais terá maior peso nas notas das questões referentes à área de conhecimento afeto ao curso pretendido.