Unioeste sedia Encontro anual de Iniciação Científica

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), sedia entre os dias 06 a 08 de novembro, no Campus de Foz do Iguaçu, o 22º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que tem o objetivo de promover o diálogo entre os pesquisadores e divulgar trabalhos científicos de estudantes bolsistas de iniciação científica.

O EAIC é realizado anualmente em parceria entre a Unioeste, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Promove a interação entre as instituições e estabelece um ambiente propício à difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento.

O evento é uma exigência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Araucária como parte do processo de iniciação científica e os trabalhos apresentados oferecem um momento de reflexão acerca da Iniciação Científica (IC), sendo uma ocasião de apresentar, trocar e debater experiências e ideias, discutir as atividades de IC, compartilhar as dificuldades, vitórias, confraternizar e fazer novas amizades.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Silvio César Sampaio, informa que "após esses anos de existência o evento consolidou-se como parte integrante do calendário acadêmico/científico estadual". Acolhe jovens pesquisadores das universidades paranaenses e está aberto à participação de estudantes de outras instituições de ensino superior brasileiras e, "por ter atingido uma magnitude que poucos eventos possuem, o EAIC caracteriza-se como um evento de impacto nacional", salienta o pró-reitor.

Desde 2011, é realizado paralelamente o Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), que visa à disseminação do processo de desenvolvimento tecnológico na academia e na sociedade.

Histórico do EAIC e EAITI

Organizado inicialmente pela UEM, UEL e UEPG em 1991, com 274 participantes, ao longo dos anos somaram-se na organização do evento, a Unioeste em 1995, a Unicentro em 2002, a UENP em 2009 e a Unespar em 2013. A ação conjunta das sete universidades estaduais é um fator preponderante no sucesso do EAIC, que tem a estimativa de quatro mil participantes na edição 2013.

Serão apresentados trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), CNPq, Fundação Araucária, Institucional e voluntário, todos eles vinculam-se a projetos de pesquisa de pesquisadores/orientadores das instituições envolvidas.

A participação em projetos de iniciação científica "contribui comprovadamente para o ingresso do aluno em Programas de Pós-Graduação, complementa sua formação acadêmica e o introduz na pesquisa científica, além de ser fundamental para a formação de recursos humanos qualificados" explica Sampaio.

A partir de 2007, o CNPq passou a conceder bolsas a alunos de graduação por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que contribui para a formação de recursos humanos na área tecnológica e, consequentemente, auxilia no desenvolvimento científico e tecnológico do país, possibilitando a inovação.

Considerando o perfil diferenciado dos bolsistas Pibiti, tornou-se necessária a organização de um evento paralelo ao EAIC que contemplasse tais projetos. Foi idealizado, então, o EAITI, cuja primeira edição ocorreu em Ponta Grossa.