Comissão de Doação de Órgãos do Huop conscientiza população

Para marcar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, neste dia 27, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) está realizando até às 22 horas, no Shopping JL, atividades de sensibilização e conscientização sobre a doação de órgãos.

No local, são fornecidas orientações a toda a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, quem pode ser doador, entre outras. Além disso, dúvidas estão sendo esclarecidas sobre o assunto. A equipe está localizada no piso 1, em frente ao cinema.

Quem pode doar

Segundo a coordenação da Cihdott do Hospital Universitário, há dois tipos de doadores: vivos e cadáveres. Em doadores vivos é possível fazer a captação de partes dos rins, pâncreas, fígado, pulmão e sangue. Estes são doados somente a família do paciente, devido à compatibilidade genética. Outra situação já em doadores cadáveres, com diagnóstico de morte encefálica, os tecidos, globo ocular, córneas e valvas cardíacas podem ser retirados e levados para doação. A doação só é concretizada se a família autorizar.

Outras atividades

Ontem (26.09) durante o dia, a equipe do Cihdott percorreu todos os setores do hospital abordando os servidores sobre a necessidade e importância de comunicar a família, o desejo de ser doador de órgãos e tecido.

Foram entregues boletins informativos com dados de doações feitas no Huop neste ano, folders e ainda uma fita verde que simboliza o apoio à doação. Também foram espalhados cartazes com balões de cor verde na entrada da recepção de visitas, a fim de chamar a atenção das pessoas.

Na última terça e quarta-feira (24 e 25.09) no Colégio Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), a equipe da Cihdott deu orientações sobre a sensibilização de órgãos e tecidos aos estudantes do curso técnico em Enfermagem.