Central de Notícias

Unioeste lança laboratório para estudar células cancerígenas

No mês da campanha de prevenção e combate ao câncer nada melhor que uma boa notícia. Além do trabalho realizado para conscientização de prevenção e tratamento do câncer o Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará inaugurando, neste mês, o Laboratório Multiusuário de Patologia Molecular.

O novo laboratório esta sendo alocado pelo Laboratório de Biologia Celular no prédio dos Centros de Ciências do Campus. A aquisição dos equipamentos foi viabilizada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, que contribuiu com R$ 211 mil para a implantação.

Segundo o coordenador do Projeto professor/doutor Eduardo Alexandre Loth, este Laboratório, pioneiro na Unioeste, irá possibilitar o estudo de células de câncer, células tronco e outra infinidade de doença. Além de proporcionar aos alunos da graduação e pós-graduação na área da saúde e de Ciências Biológicas da Universidade e demais instituições do Oeste do Paraná, um local adequado para consolidação das linhas de pesquisas.

O coordenador ressalta que com esta implantação o nível e a complexidade das pesquisas realizadas na Unioeste serão elevados, “Esse Laboratório vai nos permitir a realização de estudos e pesquisas tão avançados quanto de outras Universidades do Paraná”, destaca o professor.

O professor explica ainda que o Laboratório irá permitir que células tronco sejam inseridas no cordão umbilical de ratos com problema cardíaco,  renal e/ou outras doenças, para analisar os efeitos causados e se há melhoria ou não.

A previsão é que o Laboratório Multiusuário de Patologia Molecular seja inaugurado nas próximas semanas já que grande parte do material foi adquirido. Ele será coordenado pela professora/doutora Rosemeire Costa Brancalhão. A coordenadora salienta que o Laboratório acrescenta em termos de equipamento e soma na produção de conhecimento científico e tecnológico relevantes para pesquisadores que queiram desenvolver estudos no local. “A princípio o Laboratório visa suprir as necessidades dos alunos de cursos e mestrados na área de saúde e biociência da Instituição, bem como as demais pesquisas relacionadas a essas áreas ou áreas similares” comenta.

A professora destaca ainda que, além de possibilitar e aprimorar os estudos dos graduandos e mestrandos, o Laboratório pode beneficiar os estudantes da Unioeste por meio de um doutorado na área.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.