Unioeste lança laboratório para estudar células cancerígenas

No mês da campanha de prevenção e combate ao câncer nada melhor que uma boa notícia. Além do trabalho realizado para conscientização de prevenção e tratamento do câncer o Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará inaugurando, neste mês, o Laboratório Multiusuário de Patologia Molecular.
O novo laboratório esta sendo alocado pelo Laboratório de Biologia Celular no prédio dos Centros de Ciências do Campus. A aquisição dos equipamentos foi viabilizada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, que contribuiu com R$ 211 mil para a implantação.
Segundo o coordenador do Projeto professor/doutor Eduardo Alexandre Loth, este Laboratório, pioneiro na Unioeste, irá possibilitar o estudo de células de câncer, células tronco e outra infinidade de doença. Além de proporcionar aos alunos da graduação e pós-graduação na área da saúde e de Ciências Biológicas da Universidade e demais instituições do Oeste do Paraná, um local adequado para consolidação das linhas de pesquisas.
O coordenador ressalta que com esta implantação o nível e a complexidade das pesquisas realizadas na Unioeste serão elevados, “Esse Laboratório vai nos permitir a realização de estudos e pesquisas tão avançados quanto de outras Universidades do Paraná”, destaca o professor.
O professor explica ainda que o Laboratório irá permitir que células tronco sejam inseridas no cordão umbilical de ratos com problema cardíaco, renal e/ou outras doenças, para analisar os efeitos causados e se há melhoria ou não.
A previsão é que o Laboratório Multiusuário de Patologia Molecular seja inaugurado nas próximas semanas já que grande parte do material foi adquirido. Ele será coordenado pela professora/doutora Rosemeire Costa Brancalhão. A coordenadora salienta que o Laboratório acrescenta em termos de equipamento e soma na produção de conhecimento científico e tecnológico relevantes para pesquisadores que queiram desenvolver estudos no local. “A princípio o Laboratório visa suprir as necessidades dos alunos de cursos e mestrados na área de saúde e biociência da Instituição, bem como as demais pesquisas relacionadas a essas áreas ou áreas similares” comenta.
A professora destaca ainda que, além de possibilitar e aprimorar os estudos dos graduandos e mestrandos, o Laboratório pode beneficiar os estudantes da Unioeste por meio de um doutorado na área.