Unioeste recebe doação de fertilizantes da Adapar

Os cursos de Agronomia, do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu na última semana, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Agrícola Horizonte, a doação de 25 toneladas de fertilizantes químicos.

O produto foi apreendido pelo Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), por conter quantidade de fósforo inferior aos limites tolerados. O produto foi destinado ao Núcleo de Estações Experimentais (NEE) da Universidade, para o uso em produção agrícola usada à pesquisa e manutenção das atividades didáticas dos cursos de Agronomia e Zootecnia. De acordo com o professor Zonin, a adulteração não compromete o rendimento da produção experimental, pois a ausência do fósforo pode ser reposta durante a produção.

A doação foi realizada na Estação Experimental Professor Antônio Carlos dos Santos Pessoa, na Linha Guará, em Marechal Cândido Rondon. Na ocasião, os engenheiros agrônomos Antônio Carlos Dezanetti e Ricardo Moraes Witzel, ministraram palestra sobre a tarefa do engenheiro agrônomo na fiscalização da qualidade dos adubos comercializados no Paraná, onde detalharam e demonstraram a metodologia de amostragem na fiscalização de lotes comercializados e das tramitações e implicações do adulteramento de formulações de adubos. “Essa é uma prática frequente cada vez maior nas duas últimas décadas no Paraná e Brasil, chegando a 34% dos lotes adulterados, em 2009, como recorde paranaense”, conta o coordenador do curso de Agronomia, Wilson Zonin.

Segundo ele, o objetivo da atividade prática coletada aos acadêmicos do 4º ano de Agronomia “foi importante para que pudessem compreender esta realidade e saber proteger o interesse ético do desenvolvimento da agricultura”, finaliza.