Projeto de Francisco Beltrão recebe selo Objetivos Do Milênio

O Projeto de Extensão “Gestão Estratégica para o Primeiro Emprego em Francisco Beltrão” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, foi certificado na última semana em Curitiba, com o selo Objetivos Do Milênio (ODM).

O projeto é uma parceria entre o curso de Administração da Unioeste, Agência do Trabalhador, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) de Francisco Beltrão. Este tem o objetivo de ajudar no processo de capacitação de alunos do ensino médio das escolas públicas a ingressarem no mercado de trabalho.

Segundo o coordenador do Projeto, Jairo Leonardi de Aguiar, este foi considerado como uma das ações locais que contribuem para o alcance dos Objetivos Do Milênio e, consequentemente, com o desenvolvimento da comunidade em que atua. “Percebemos a importância do Projeto de Extensão por ser avaliado interna e externamente de forma positiva”, enfatiza.

Aguiar ainda destacou que apenas “foi possível desenvolver o projeto pelas importantes parcerias que construímos e mantemos. Uma vez que estas também atuam como colaboradoras externas, realizando a oficina de abertura em cada uma das turmasto”.

Projeto

O Projeto funciona desde 2009 e, desde então, conta com turmas sequenciais de estudantes do ensino médio público da cidade. Este ano, foi iniciada a nona turma, sendo que até agora já foram matriculados cerca de 500 estudantes, com 220 certificações.

Ao longo do curso, diversos módulos são ministrados aos estudantes, abordando conteúdos técnicos e de habilidades humanas, os quais envolvem técnicas do processo administrativo, noções de operações financeiras, informática instrumental, elaboração de currículos, oratória, marketing pessoal, responsabilidade socioambiental, ética e cidadania, álcool e drogas e teste vocacional, respectivamente.

Objetivos de Desenvolvimento Do Milênio

Ao total são oito os ODM’s, que são um conjunto de metas organizadas pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). E tem a finalidade tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver, e ainda buscar uma forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, fome e a desigualdade entre os sexos.

Os oito objetivos são: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhar pelo desenvolvimento