Projeto oferece apoio jurídico em Beltrão

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão, está oferecendo atendimento gratuito à mulheres vítimas de violência por meio do projeto “ Direitos Humanos: Apoio Jurídico e Educativo para as Mulheres em Francisco Beltrão”.

O projeto acontece em conjunto com o Programa Universidade sem Fronteiras, com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seti) e a Associação Beneficente Deus Menino, e é coordenado pela professora de Direito, Sônia Maria dos Santos Marques. Além da orientadora do projeto, professora Adriana do Val, participam também do projeto duas graduandas em Direito, duas graduandas em Pedagogia, uma graduada em Direito e uma graduada em Sistemas para Internet.

Segundo a coordenadora, professora Sônia, o projeto ocorre em dois eixos, o apoio jurídico e o educacional. “Muitas vezes a mulher não tem uma assistência no que se refere aos seus direitos e com o projeto proporcionamos um espaço para ser atendida, instruindo e acompanhando juridicamente”, explica. Ela conta também que para o apoio educativo, estão sendo aplicados questionários em alguns bairros, e a partir disso, serão feitas oficinas temáticas conforme a necessidade de cada local. O contato com as mulheres, também ocorre por meio das escolas localizadas nestes bairros e dos Clubes de Mães.

Além disso o projeto busca conscientizar as vítimas a denunciarem as agressões, tanto físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.

A assistência jurídica está sendo feita no Centro de Pesquisa, sala 8, do Campus de Francisco Beltrão, Rua Maringá, nº 1200, bairro Vila Nova. Com atendimento das 13h30 às 17h10, o horário pode ser agendado pelo telefone (46) 3520.4861 ou pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..