Abertas inscrições ao Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos Naturais

Estão abertas até o próximo dia 10 de fevereiro, inscrições para os candidatos ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Conservação e Manejo de Recursos Naturais - Nível Mestrado, oferecido pelo Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Serão aceitas inscrições de candidatos graduados em cursos das áreas de Ciências Biológicas, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), de instituições de ensino superior, nacionais e estrangeiras. O mestrado possui duas linhas de pesquisa: Biologia comparada e indicadores de qualidade no ambiente aquático; e Biologia aplicada e indicadores de qualidade no ambiente terrestre.

Há 13 vagas remanescentes disponíveis, referentes ao ano letivo 2014, e para o candidato ingressar deve ser paga a taxa de inscrição de R$120,00, depositando na Caixa Econômica Federal: Agência: 3181, Conta Corrente: 65-3, Operação: 003.

A documentação necessária para inscrever-se é a seguinte: ficha de inscrição preenchida (modelo no site: www.unioeste.br/pos/conservacaomanejo); inscrição via sistema, no site www.unioeste.br/pos/inscricoes; duas fotografias 3x4 recentes; além de duas cópias autenticadas do diploma do curso de graduação ou documento equivalente.

É exigido ainda duas cópias autenticadas dos documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou de casamento (comprovação de estar em dia com a justiça eleitoral) e, quando estrangeiro, cópia da folha de identificação do passageiro e do visto de permanência no País; duas cópias autenticadas do histórico escolar do curso de graduação; uma cópia impressa do Currículo Lattes atualizado (encadernado) e cadastrado na Plataforma Lattes - padrão CNPq (http://lattes.cnpq.br); o formulário específico de pontuação do currículo Plataforma Lattes e o comprovante original do pagamento. Para a autenticação dos documentos poderão ser feitos na secretaria do PPRN.

O candidato deve postar a documentação exigida via Correios, por Sedex, com Aviso de Recebimento – AR, endereçada à: Unioeste/CCBS/Programa em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, Rua Universitária, 2069, CEP: 85819-110 ou entregar na Secretaria do PPRN, sala 97, 3º piso do bloco de salas de aula no Campus de Cascavel, no período das 8h30 às 11h30 e das 14 horas às 17 horas.

Seleção

O processo de seleção constará de duas etapas, com prova escrita sobre a área de concentração do Programa e análise do currículo Lattes. Para a prova escrita serão abordados os seguintes itens: ecossistema; ecologia de populações; ecologia de comunidades; estrutura de população; nutrição, crescimento e metabolismo microbiano; princípios de biologia molecular microbiana, regeneração de nutrientes nos ecossistemas terrestres e aquáticos, especiação, biotecnologia e biogeografia.

No dia 13 de fevereiro será divulgado o edital de homologação das inscrições; e no dia 17 de fevereiro haverá a seleção para o ano letivo de 2014, sendo neste mesmo dia a prova escrita, no horário das 14 às 17 horas. A média final será as notas atribuídas ao currículo Lattes e prova escrita, sendo considerados os seguintes pesos: currículo em 30% e a prova escrita em 70%.

O resultado final será divulgado no quadro de avisos da Secretaria do Programa (sala 97, 3º andar, Bloco de salas de aula, Campus de Cascavel), por meio de Edital e no endereço eletrônico do Programa: http://www.unioeste.br/pos/conservacaomanejo.

As provas de proficiência em Língua Estrangeira (inglês) ocorrerão, obrigatoriamente, até o final do primeiro ano letivo do Programa. A reprovação consecutiva do discente em três exames acarretará seu desligamento do Programa.

No dia 21 de fevereiro será  publicado o resultado final do processo seletivo e  nos dias 24 e 25 deverá ser feita a manifestação do aceite da vaga, via correio eletrônico do candidato aprovado, para a Secretaria do PPRN (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). Depois,  nos dias 27 e 28 o candidato aprovado deverá realizar a matrícula.

Mais informações disponíveis no site http://www.unioeste.br/pos/conservacaomanejo/