Alunos da Unioeste embarcam para mais um Projeto Rondon

Os alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estão organizando, durante toda esta semana, os últimos preparativos para embarcarem, na próxima sexta-feira (24.01), para a Operação Portal da Amazônia do Projeto Rondon, na cidade de Buritirana, no Maranhão.

São oito alunos dos cursos de Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Química e Turismo dos campi da Universidade, acompanhados das professoras Aurelinda Barreto Lopes, do Campus de Foz do Iguaçu, e Vanda Pietrowski, de Marechal Cândido Rondon, que participarão da Operação, entre os dias 26 de janeiro e 8 de fevereiro.

Em Buritirana, município de aproximadamente 14 mil habitantes, onde apenas 4 mil são moradores urbanos, o grupo realizará cursos, palestras, atividades recreativas e oficinas sobre motivação laboral, cerimonial e protocolo, organização de arquivos, elaboração de projetos e captação de recursos, etiqueta profissional, introdução à informática, reciclagem, unidade de conservação e legislação ambiental, produção de geleias, doces de corte e compostas de frutas, produtos de limpeza, irrigação alternativa, qualidade de água, compostagem, análise do solo, manejo de pragas e tratamento das embalagens de agrotóxicos.

Para o grupo, a Operação Portal da Amazônia se resume à experiência, não só profissional, mas também pessoal. “Penso que da mesma forma que vamos ensinar a eles, nós também aprenderemos com eles. É uma troca de saberes, pois vamos conhecer novas culturas e fazer alguma coisa boa por aquelas pessoas ao mesmo tempo em que melhoramos nosso currículo e nossa formação, enquanto futuros profissionais”, conta a aluna do 4º ano de Ciências Biológicas, Adrieli Gorlin Toledo.

A professora Aurelinda comunga com os alunos da mesma ideia. “É um aprendizado. Uma vivência de experiências, conhecimento de um Brasil que não temos muito contato, além de conhecer novos lugares, novas pessoas, passar e receber muitas informações”.

Projeto Rondon

Criado em 1967, o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários, na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades e ampliem o bem estar da população.

É realizado em parceria com diversos ministérios e tem o apoio das Forças Armadas. Conta ainda com a colaboração dos governos estaduais, das prefeituras e de empresas socialmente responsáveis.