Direito e Secretariado Executivo são destaques no Enade

Os cursos de Direito dos Campi de Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon e Secretariado Executivo do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) obtiveram nota cinco, a mais alta, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2012), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

A avaliação do Enade é composta de várias notas, no conceito Enade Contínuo o curso de Direito de Marechal Cândido Rondon é o segundo mais alto do Paraná e o quarto do País. Já Direito do Campus de Foz do Iguaçu, é o quarto do Paraná e o 16º do Brasil. Foram avaliados 951 cursos de Direito, sendo que apenas 43 tiveram nota máxima.

O diferencial do curso "é a democratização do acesso à justiça e melhoria do ensino por meio do estágio real no Núcleo de Prática Jurídica" comenta o coordenador do curso de Direito de Marechal Cândido Rondon, Roberto Nassar. Que também salienta que "os esforços tem como referência a formação humanística, técnico-jurídica e prática indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais".

A dedicação do coordenador e dos docentes no acompanhamento das atividades acadêmicas são destacadas pelo diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Marechal Cândido Rondon, Juarez Bortolanza.

"A luta do corpo docente e dos alunos para que a faculdade sempre esteja bem classificada, seja no Enade, na OAB ou nos concursos públicos aliada a união e a perseverança de todos contribuíram decisivamente para o bom resultado," explica o coordenador do curso de Direito de Foz do Iguaçu, Jorge da Silva Giulian.

O curso de Direito de Foz do Iguaçu possui dois diferenciais, "o primeiro é a coesão do corpo docente e o segundo é o estímulo motivacional ao acadêmico do primeiro ao último ano de curso, eles têm todo apoio dos professores e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas no que tange ao estudo e desenvolvimento para exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e concursos, tanto que sempre ficamos entre as cinco melhores faculdades do estado no exame da OAB" informa Giulian.

Secretariado Executivo

O curso de Secretariado Executivo do Campus de Toledo é o segundo melhor classificado no Paraná e o sexto do Brasil. Foram avaliados 74 cursos nesta edição do Enade.

De acordo com a coordenadora do curso, Ednilse Maria Willers, o curso "recebe a qualificação cinco estrelas pela Editora Abril há cinco anos consecutivos e tem um quantitativo de docentes graduados em Secretariado Executivo acima da média do País, atualmente são oito docentes com esta formação. Além disso, o quadro de doutores e doutorandos, também supera outros cursos no país".

O bom desempenho conseguido no Enade pelos cursos revela a dedicação dos estudantes que levaram a sério o processo. "Os alunos do curso de Secretariado Executivo participam ativamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão como formação complementar, dedicando-se na participação de todas as atividades propostas pelo colegiado, como visitas técnicas, organização de eventos e grupos de pesquisa, atividades em que têm a oportunidade de enriquecer seu aprendizado", frisa Willers

O Enade

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) juntamente com a avaliação institucional e a dos cursos de graduação. Tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes a respeito da realidade brasileira e mundial.

O conceito, uma escala de notas que vai até cinco, é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior, que também considera o corpo docente e infraestrutura da instituição. Os instrumentos do Enade são a prova, o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador (a) do curso.

Em 2012, foram avaliados 951 cursos de Direito e 74 de Secretariado Executivo.