Universidade Portas Abertas começa na terça-feira

Mostrar a Universidade para a sociedade na qual ela está inserida é o principal objetivo do Projeto Circuito Universidade Portas Abertas que prevê a realização de diversificadas atividades, de 29 a 31 de outubro, como o Show Tecnológico Unioeste, 2ª edição da Feira das Profissões, Mostra de Profissões de Tecnologia da Informação de Cascavel e Universidade Portas Abertas.

Expor mais suas virtudes e reforçar sua importância no contexto regional e nacional é, segundo o coordenador do projeto Selmo José Bonatto, uma necessidade. “A universidade pública precisa intensificar sua relação com as comunidades interna e externa, rever seus conceitos, pensar novas estratégias e estar preparada para atuar no mesmo nível das instituições privadas que investem constantemente na divulgação de seus cursos de graduação e pós-graduação junto às escolas de ensino médio da região”, diz ele reforçando que nestes três dias devem passar pelo Campus de Cascavel cerca de três mil alunos.

Desta forma, a equipe que faz parte do Projeto teve a iniciativa de preparar uma série de eventos onde a Universidade poderá ser efetivamente mostrada à sociedade. Serão apresentados os cursos de graduação, pós-graduação e atividades relacionadas ao ensino, tendo como principal público os alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas da região.

A intenção do projeto é propiciar um evento gratuito, aberto aos estudantes e seus familiares, professores, profissionais de educação ou interessados em conhecer o que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná por meio do Campus de Cascavel tem a oferecer. O evento será desenvolvidos das 8h30 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19h30 às 22 horas.

Show Tecnológico Unioeste

O Show Tecnológico Unioeste contempla a exposição de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por alunos de todas as áreas do Campus de Cascavel da Unioeste. É a exposição de produtos e serviços de empresas parceiras da Unioeste. O evento é um estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento e apresentação de novas tecnologias e inovações e possibilita a articulação e interação entre comunidade acadêmica, empresas e membros da sociedade.

Espaço favorável para o conhecimento e divulgação de tecnologias, produtos e serviços, de identificação de talentos, de captação de currículos e de estágios, o Show Tecnológico possibilita também, a troca de ideias e experiências tanto com representantes de empresas atuantes no mercado quanto com os alunos expositores presente, das diversas áreas do conhecimento.

Feira de Profissões

A segunda edição da Feira das Profissões será uma oportunidade para aqueles estudantes que pretendem ingressar na universidade. A Feira possibilitará que os alunos conheçam os cursos oferecidos, a infraestrutura da Instituição, as novidades sobre o processo seletivo, entre outros aspectos do Ensino Superior. Todos os cursos da Unioeste terão estandes próprios, onde universitários, servidores técnicos administrativos e professores atenderão os visitantes, fornecendo informações.

Mostra de Profissões de Tecnologia da Informação

A Mostra, que será realizada em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC, por meio do seu Núcleo de Informática, será destinada aos estudantes que pretendem ingressar na universidade e querem conhecer os cursos relacionados à área de Tecnologia da Informação, ofertados pela Unioeste, bem como suas novidades sobre o processo seletivo.

Universidade Portas Abertas

Esta promoção possibilitará que familiares e comunidade em geral, participem de uma atividade dedicada à visitação às dependências da Universidade, incluindo seus prédios, laboratórios, bibliotecas e salas de aula, espaços para convivência, os Centros Acadêmicos (CAs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE), que irão participar das ações previstas, auxiliando no seu desenvolvimento, planejamento e execução.

As iniciativas, que abrem as portas da Universidade para os familiares, remetem a um resgate de parte do papel da mesma na formação do aluno. Muitos pais trazem o aluno para prestar o vestibular e só retornam a Universidade no dia da sua formatura, ou seja, em um período de quatro a cinco anos deixando de vivenciar e acompanhar o dia a dia de seus filhos.