Unioeste participa de convênio de cooperação internacional

No final do mês de setembro, foi realizado em Oldenburg – Alemanha, uma reunião de trabalho sobre o projeto Eureka (Enhancement of  University Research and Education in Knowçedge Areas), em que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi representada pelo diretor de Convênios, professor Douglas André Roesler.

Nesta reunião, foram definidas a estrutura da nova rede científica denominada Eureka International, o plano de ação e os critérios para seleção dos 315 processos (bolsas) de mobilidade dos pesquisadores.

Na ocasião, o professor Douglas, explanou sobre a estrutura organizacional, quadro docente, discente e técnico e as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. “Foi uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho e as potencialidades da Unioeste e das regiões oeste e sudoeste do Paraná para representantes e pesquisadores de universidades que são referência internacional nas suas áreas de atuação”, declara.

Em 2013, o projeto Eureka foi ampliado e pretende fortalecer a cooperação e o trabalho articulado e em rede com as instituições parceiras da América Latina e da União Européia por meio da promoção da mobilidade de pesquisadores pautados na transdisciplinaridade visando o desenvolvimento sustentável.

No âmbito da Unioeste o projeto Eureka ampliou-se com a possibilidade da participação de pesquisadores das áreas das ciências sociais aplicadas, ciências naturais, engenharia e tecnologia (matemática e informática). Também conta com a participação pioneira do Laboratório de Bioinformática (Labi) da Unioeste, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, gestão institucional da Diretoria de Convênios e participação da Assessoria Internacional e Gabinete da Reitoria.

Projeto Eureka

A Unioeste é membro deste projeto, em conjunto com mais 20 universidades parceiras da América Latina e União Europeia, desde 2008, por meio do Labi, em que participou ativamente na concepção da proposta em colaboração com representantes da Universidade de Oldenburg - Alemanha, e nas oficinas/reuniões de Buenos Aires, Argentina, em 2010, e Santander, na Espanha, em 2011.