Ética na utilização de humanos e animais para pesquisa é debatida na Unioeste

Para discutir a prática da ética na pesquisa e no ensino envolvendo seres humanos e animais é que o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e o Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná promoveram o Seminário de Ética em Pesquisa 2013 (SEP), nessa segunda-feira (29.08), no Campus de Cascavel.

Segundo a coordenadora do Comitê de Ética no Uso de Animais, professora doutora Luciana Oliveira de Fariña, por se tratar de um encontro que une os dois comitês, os temas abordados são mais específicos, dentro de cada área e do ponto de vista ético.

A professora explica que a necessidade de discutir a tramitação de estudos e pesquisas realizadas com humanos e animais existe, tendo em vista que atualmente no Brasil as normas de encaminhamento e submissão de trabalhos são baseadas nas questões biológicas, e poucas envolvendo as questões humanas e sociais aplicadas. “A finalidade desse evento é trazer essas discussões, propor soluções para essas situações e mostrar as inovações dentro da questão ética de uma forma geral, por isso que juntamos o comitê humano e animal num evento único.” declara.

A professora ainda relata que além da questão social, há uma discussão sobre a diminuição da quantidade de animais utilizados em pesquisas. “Para tratar desse assunto promovemos palestras sobre métodos substitutivos, como o uso do peixe como modelo experimental em estudo de doenças humanas”, informa.

Expectativas

Ainda conforme Luciana, a expectativa é que seja promovido a cada 2 anos. Além do Seminário, a proposta da realização de outras atividades esta sendo analisada pelos organizadores. “Mesmo com o Seminário, nossa intensão é trazer outras atividades vinculadas a esse assunto para o público que se interessa. Estamos tentando trazer projetos nessa área, cursos, atualizações na área de utilização de animais em pesquisa, ensino e extensão.”

Os Comitês

O Comitê de Ética em Pesquisa Unioeste (CEP) é uma instância colegiada, de natureza consultiva, deliberativa, educativa, autônoma, criada para defender os interesses dos sujeitos envolvidos em coleta de dados das atividades de pesquisa, ensino e extensão, em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

O Comitê, que é vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS), foi criado pela Resolução CNS 196/96, de 10/10/96, tendo por finalidade emitir parecer ético nos projetos de pesquisas desenvolvidos pela Unioeste e de outras Instituições encaminhadas pela Conep, preservando os aspectos éticos, primeiramente em defesa da integridade e dignidade dos sujeitos da pesquisa.

O CEP, ao emitir parecer independente e consistente, exerce papel consultivo, avaliador, e em especial, papel educativo para assegurar a formação continuada dos membros do Comitê e pesquisadores da Instituição e região. O CEP é constituído atualmente por 20 integrantes e a quantidade de trabalhos analisados é de aproximadamente 40 pesquisas por mês.

O Comitê de Ética no Uso de Animais (Ceua) da Unioeste foi criado em 2001. Sediado atualmente pelo Campus de Cascavel e vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa, Ensino e Pós-Graduação, é composto por 20 integrantes, docentes e discentes da Universidade. O Ceua é o componente essencial para aprovação, controle e vigilância das atividades de criação, ensino e pesquisa científica com animais, bem como para garantir o cumprimento das normas de controle da experimentação animal editadas pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea). Anualmente, cerca de 70 projetos são analisados pelo Ceua.