Projeto de ampliação do Campus é apresentado

Um projeto de ampliação e revitalização do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi apresentado ao diretor geral da unidade, professor Alexandre Webber. A professora de Engenharia Civil, Hitome Mukai, fez a primeira demonstração das alterações que estão sendo planejadas para o Campus.

O principal motivo da ampliação é promover maior segurança e acessibilidade à comunidade acadêmica que circula pelos prédios da Instituição. Uma projeção foi realizada para que houvesse uma caracterização da arquitetura para os próximos 20 anos. “Trata-se de uma remodelação que contempla a ampliação da estrutura física, com o intuito de direcionar as novas instalações físicas, evitando a construção de blocos isolados e ainda a descaracterização da arquitetura da Unioeste”, ressalta a engenheira.

Segundo Hitome, o próximo passo é a captação de recursos. Após a aprovação da proposta de arquitetura, o projeto será apresentado aos deputados e ao governador do Estado. “Na projeção foi contemplada a otimização da estrutura de escadas e elevadores, bem como de sanitários”, reforça.

Hitome comenta que serão oito fases de construção, incluindo remodelações da rotatória de acesso, fachada principal e ampliação do Centro de eventos e do Centro Administrativo. Os blocos conterão quatro pavimentos. As fases 4 e 5 serão de construção do bloco onde será instalado a área de convivência dos alunos com lanchonetes, totalizando 600 m².

Atualmente, o Campus contém 54.491,52 m². A área a ser ampliada totalizará 24.800 m², ou seja, 45,5% da área total existente. Em Cascavel, a Universidade conta com 15 cursos de graduação e 3.266 acadêmicos, além de 116 alunos de pós-graduação latu sensu e de 429 alunos de pós-graduação stricto sensu.

Da apresentação do projeto, participaram também os diretores de Centro, bem como o assessor de Gabinete, Edson Souza, diretora de Planejamento Físico, Sônia Sari, e a pró-reitora de Administração e Finanças, Rosiclei Luft.