Projeto Casulo ganha carro em Toledo

O Programa Casulo, desenvolvido no Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, recebeu na última semana um carro para a realização de atividades do projeto de extensão.

A aquisição foi possível após o Programa ter sido escolhido, em 2010, por meio de processo de seleção nacional do Programa de Extensão Universitária (ProExt), em edital do Ministério da Educação/Secretaria de Educação Superior (MEC/SESu), onde verbas são destinadas para o desenvolvimento de atividades de extensão.

Segundo o coordenador do Casulo, professor Edson Marques Oliveira, este recurso será usado para as atividades de extensão do programa. “A finalidade maior é para as atividades de extensão, mas o carro é patrimônio da Unioeste e está à disposição do Campus para o apoio logístico de outras atividades que necessitem do veículo”.

De acordo com o professor Edson, receber um carro traz a “sensação de poder desenvolver melhor as atividades, que, infelizmente, muitas vezes estávamos usando recurso próprio. Agora estamos com uma condição melhor, maior agilidade e qualidade nos trabalhos”, comenta Edson.

Como a Unioeste é uma Universidade multicampi, o projeto também tem uma perspectiva de ir para outros municípios. Isto não estava ocorrendo até o momento porque o Campus tinha uma limitação, mas agora com o carro esta probabilidade será favorecida.

Casulo

Este programa é fruto da tese de doutorado do professor de Serviço Social, Edson Marques Oliveira. O docente procurou por meio de seus estudos no doutorado, pesquisar sobre o empreendedorismo social no Brasil. Conforme Edson, sua ideia era que assim que retornasse para a Universidade, após a conclusão de seu doutorado, seus estudos fossem colocados em prática.

Atualmente, o Casulo é um programa permanente dentro da Unioeste e, no momento, conta com nove alunos bolsistas e um estagiário, que são alunos dos cursos de Economia, Ciências Sociais e Serviço Social. O programa tem a participação e colaboração do professor Marcos Fernandes, do curso de Engenharia Química.