Educação Física é discutida no Campus de Rondon

O Campus de Marechal Cândido Rondon, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), sediou na última semana o 6º Congresso Regional de Educação Física, uma realização do curso de Educação Física em pareceria com a Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Caixa Econômica Federal e Governo Federal.

Concomitante ao Congresso foi realizado o 13º Encontro de Pesquisa em Educação Física. Os eventos tiveram como propósito constituir uma configuração de oportunidades para que os acadêmicos, professores, profissionais de Educação Física e demais interessados pudessem se aproximar de temas, conhecimentos, problemas e debates capazes de enriquecer, aprofundar ou dar consistência às suas formações. “Acredito ter sido um momento bastante significativo tanto para aqueles que participaram das diferentes atividades do Congresso, como também para a própria Universidade e os cursos de Educação Física, uma vez que as iniciativas desta natureza ampliam o contado e as discussões com a sociedade”, avalia o sub-coordenador do evento, professor Mauro Miskiu.

Participaram dos eventos 209 pessoas, superando a expectativa dos organizadores. Desse número, 145 são acadêmicos de graduação e 64 profissionais de Educação Física, incluindo profissionais que trabalham em academias, clubes, prefeituras, professores das escolas municipais e estaduais.

Segundo o professor Mauro, a demanda na área de intervenção relacionada à promoção da saúde é uma das que tem se destacado quando se trata da atuação profissional em Educação Física. “Essa área de intervenção tem sido cada vez mais legitimada pelo seu papel social no que se refere à promoção da saúde. Mas isso, não ocorre somente nos espaços das academias, pois também se refere a uma questão a ser pensada no âmbito das escolas, nos currículos e nas práticas dos professores nas aulas de Educação Física em diferentes níveis de ensino”, afirma. “O esporte, historicamente, tem conferido muitos espaços de atuação, e de significação, dos profissionais/professores e isso continua ocorrendo em diferentes perspectivas como na educação,  lazer, saúde,  negócios, etc.”.

É nessa perspectiva que o professor/doutor Sidinei Pithan da Silva (Universidade Regional do Noreoeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí) ministrou a palestra "A intervenção no âmbito da saúde". Segundo Mauro, na palestra o professor Sidinei desenvolveu uma argumentação para sustentar o entendimento de que a Educação Física não se resume apenas a uma área de apoio para outras especialidades da saúde. “Mais do que isso, a Educação Física, tem construído um corpo de conhecimento próprio e bastante avançado que, mediante o esforço e o aprofundamento, lhe possibilitará ser reconhecida como uma relevante área da saúde. Por meio da intervenção pedagógica, mediada pelas "atividades corporais", os professores e profissionais de Educação Física também colaboram para "transformar a vida" das pessoas em que pese a noção de saúde”, finalizou Mauro.

Além da palestra, houve também oficinas de Rugby, Correção Postural e Mobilidade Articular e Escalada Esportiva, minicursos de recreação na escola, dança na escola, esporte na escola e atividades circenses na escola, direcionados para o curso de Licenciatura, e os minicursos de personal trainer, mix de ginásticas de academia, fisiologia do exercício e performance esportiva e hidroginástica, direcionados para o curso de Bacharelado.