Unioeste realiza certificação dos tutores à distância e presenciais

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizará, no próximo dia 6 de setembro, cerimônia para certificação dos tutores à distância e presenciais procedentes da comunidade cascavelense, comunidade universitária dos servidores das Unidades Prisionais de Cascavel, Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) e Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), e da Penitenciária Federal de Catanduvas.

A evento, que será realizado às 15 horas, no auditório Arnaldo Busatto, no Campus de Cascavel da Unioeste, pretende enaltecer o interesse de todos na realização de ações voltadas a Educação à Distância (EaD) e, principalmente, na direção de um efetivo trabalho socioeducativo da Unioeste e dos órgãos e instituições parceiras, colaborando assim com o que já se realiza nas Unidades Prisionais, mas dando porém, enfoque especial a EaD para os sistemas prisionais.

Segundo a professora Beatriz Helena Dal Molin, coordenadora do Programa EaD na Unioeste, desde maio deste ano foram ministrados cursos para tutoria presencial e à distância para os agentes/servidores das penitenciárias. “O objetivo é de capacitá-los para a importante e fundamental ação da tutoria presencial em ambiente idiossincrático”, explica.

Ela adianta também que, juntamente com os diretores das Unidades Prisionais e suas equipes pedagógicas, com o coordenador de projetos e programas, professor José Carlos Costa e a coordenadora pedagógica e de materiais, professora Rose Belim Motter, serão definidos os critérios para a formação das turmas dos sentenciados/estudantes, e seu ingresso no curso profissionalizante médio de Técnico em Informática. O sentenciado estudante também receberá remição de pena ao concluírem os módulos do curso.

O curso ocorreu com apoio do Centro de Educação, Comunicação e Artes, pró-reitorias de Extensão e Graduação, Gabinete do reitor, Direção do Campus de Cascavel, dos professores doutores Rose Belim Motter e Lourdes Kaminski, mestre José Carlos Costa, e das mestrandas Francieli Lodovico, Talismara Pereira, Agnes Arruda e Luana Rodrigues que auxiliaram a coordenação da EaD na sustentação pedagógica do curso que teve 96 inscritos e que certifica 59.

Este e o demais cursos para professores em EaD que estão em andamento, e por serem iniciados, fazem parte do projeto “Educação a Distância para o Sistema Prisional, (e-Spris)”. Outros cursos também na modalidade EaD, estão em fase de efetivação por meio de parcerias com os Governos estadual e federal.