Reitores e Governo definem encaminhamentos importantes para as IES

Todas as conquistas são coletivas. Ações conjuntas efetivadas pelos reitores das Universidades Estaduais do Paraná, secretários de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Secretaria da Administração e da Previdência, (SEAP), do Planejamento, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Conselho de Gestão do Estado e das secretarias de apoio do Governo, com o governador Beto Richa avançaram nas deliberações de Governo, consolidando compromissos com os servidores públicos das IES do Paraná e, como consequência fortaleceram, mais uma vez, as Universidades Públicas do Paraná. Dentre as conquistas destaca-se a autorização para a contratação de pessoal.

Após reuniões entre os reitores das IES estaduais e áreas do Governo estadual, em 23 de julho, com o governador Beto Richa; em 30 de julho, com os secretários da SEAP, Planejamento e PGE; em 31 de julho, com a Secretaria de Governo; e no dia 5 de agosto, com o Conselho de Gestão do Estado, foram definidas as seguintes situações:

- Horas extras: autorizada a manutenção do pagamento das horas extras aos servidores das IES, em função do entendimento que são essenciais para manutenção das atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde. Salientamos que as IES deverão promover as adequações necessárias conforme as suas necessidades.

- Reposição de pessoal: definido o fluxo na reposição do pessoal (professores e técnicos administrativos), de acordo com planejamento a ser ajustado entre as IES, SETI e SEAP. Devemos registrar que já convocamos os docentes do 31º Concurso Público para Docente e estamos encaminhando a convocação dos aprovados/vaga do 32º Concurso Público para Docente, bem como dos aprovados do 10º Concurso Público para Agentes Universitários.

- Orçamento 2013: ficou definido que será feita revisão no corte orçamentário de 25% dos recursos de ODC, conforme nova programação a ser apresentada pelas IEES.

Importante destacar o trabalho de qualidade realizado pelas IES por meio das Pró-Reitorias de Recursos Humanos, Administração, Planejamento, Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como as demais Diretorias de apoio. Destacamos ainda que o sucesso nos encaminhamentos do reitor da Unioeste, professor Paulo Sergio Wolff, teve fundamental papel do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor doutor Alípio Leal.

Estas decisões trazem tranquilidade para que as administrações e os Conselhos Superiores possam dar continuidade às ações administrativas para o pleno desenvolvimento de todas as atividades das IES.