Primeira turma de Tutores para Educação a Distância é certificada

“O papel do tutor é importante, pois dele depende o bom rendimento dos estudantes na utilização de diferentes recursos da Internet, para construção de conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem”. Foi esta a tônica da solenidade de formatura da primeira turma de tutores à distância e presenciais, realizada no último final de semana, no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que atuarão no sistema prisional, na Educação do Campo e no curso de Letras/Libras (bacharelado e licenciatura).

O curso preparou agentes das penitenciárias para atuarem como tutores no curso de Informática que será ofertado aos sentenciados das Unidades Prisionais (Penitenciária Industrial de Cascavel – PIC, Penitenciária Estadual de Cascavel – PEC e da Penitenciária Federal de Catanduvas). Também participaram professores e acadêmicos da Unioeste que vão trabalhar nas iniciativas de EaD na Instituição, totalizando 59 tutores.

Segundo a professora Rose Belim Motter, coordenadora pedagógica e de materiais, a formação humana é o fundamento de todo o processo educativo e que possibilita a constituição de um ser socialmente responsável e livre. “Portanto, acreditamos que a educação deve estar centrada na formação humana e não na técnica, embora essa formação humana se realize através da aprendizagem do técnico”, disse ela durante o evento.

Este curso faz parte do projeto “Educação a Distância para o Sistema Prisional, (e-Spris)”, que visa oferecer formação profissional de nível técnico para os sentenciados e é fruto de uma parceria entre órgãos do Governo federal, estadual e a Unioeste. A solenidade teve apresentações musicais da Big Banda, formada pelos prisioneiros da PIC e do coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Expectativa e nova experiência

Ana Rita Bortolozzo, da Coordenação de Educação, Qualificação Profissional de Apenados da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos reconhece o trabalho pioneiro da Unioeste. “A Secretaria tem muito a agradecer a Unioeste por essa parceira, e está acreditando neste projeto. Todo o empenho da equipe responsável será apoiado junto às direções dos estabelecimentos penais e o que pudermos auxiliar vamos fazer para que realmente o sonho seja concretizado”, garantiu ela.

Carlos Castilho Santos Souza, agente penitenciário da PEC e um dos concluintes do curso, falou sobre a nova experiência, o que espera do futuro e sobre a expectativa de desenvolver um bom trabalho junto aos detentos da PEC. “A expectativa é grande. Os detentos representam um público diferenciado. E essa vai ser a primeira experiência de educação à distância com eles”.

Para o diretor da PIC, André Luis Romera, o curso é importante e a expectativa é positiva. “Temos satisfação de termos colegas agentes penitenciários se formando neste curso. Isso é inédito no estado do Paraná”. Segundo ele, o projeto pode integrar ações novas na política de humanização da pena, “visto que já temos alguns cursos na PIC, como por exemplo, de Musicalização e de Teologia, no qual agentes penitenciários dão aula para os presos”, afirma observando que a função do agente é a de ressocializar.