Palestra Pública aborda tema Irrigação com água residuária

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) promove nesta quarta-feira (11.09), palestra pública referente ao resultado de pesquisa do programa.

A palestra, a ser realizada no auditório do Pgeagri, às 17 horas, será ministrada pela professora doutora Eliane Hermes e tem como tema “Irrigação com água residuária de processamento de mandioca com diferentes concentrações de sólidos suspensos”.

A professora explica que a uniformidade de aplicação é um dos principais fatores que devem ser considerados na aquisição de um equipamento de irrigação, pois ela influencia diretamente na produtividade agrícola, que tende a aumentar com a melhoria desta uniformidade.

Eliane relata que a água residuária de mandioca ocasiona um sério problema ambiental, quando lançada diretamente em corpos hídricos, porém sua aplicação no solo tem demonstrado efeitos benéficos, quando usada como adubo orgânico na agricultura. “O objetivo deste estudo consistiu na avaliação de sistemas de irrigação por gotejamento com aplicação de água residuária de processamento de mandioca com diferentes concentrações de sólidos suspensos”, explica.

Conforme Eliane, o experimento foi instalado em uma área localizada na Cooperativa Agroindustrial CVale, no município de Terra Roxa/PR. “Foram realizados doze tratamentos com 30 repetições cada, considerando-se três fatores: tipo de água aplicada (água para irrigação e água residuária de processamento de mandioca com três concentrações distintas de sólidos suspensos), carga hidráulica (1,5; 2,0 e 2,5 m) e metodologia de coleta (Keller e Karmeli e Denículi)”, esclarece.

A avaliação dos sistemas foi realizada por 2 anos visando estudos de desgaste dos sistemas. Previamente foi realizada uma caracterização físico-química das águas para verificar o risco de entupimento dos sistemas e a partir dos dados de vazão coletados foram determinados os coeficientes de variação de vazão total, de uniformidade de distribuição e de uniformidade de Christiansen. Posteriormente estes resultados foram submetidos à determinação do índice de capacidade de processo.

A expectativa, segundo a professora, é de se obter resultados que demonstrarão que a água residuária de processamento de mandioca pode ser aplicada com eficiência e que a concentração de sólidos suspensos pode afetar na uniformidade de aplicação em sistema de irrigação por gotejamento.

Os interessados em participar da palestra devem realizar sua inscrição no seguinte endereço http://projetos.unioeste.br/pos/index.php?option=com_content&task=view&id=729&Itemid=145. Serão emitidos certificados da totalidade de palestras assistidas ao final do semestre. A prioridade das vagas é definida por ordem de inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3250, com os professores Divair ou Silvia.

Palestrante

Eliane Hermes cursou Tecnologia Ambiental na Universidade Federal do Paraná (UTFPR), Campus Medianeira (2003-2006) e possui Licenciatura Plena em Química, também pela UTFPR Campus Medianeira (2008-2009).

Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (Pgeagri) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, como aluna regular do mestrado na área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no ano de 2008, obtendo o título de Mestre no ano de 2010. Em 2010 reingressou no Pgeagri para realização do Doutorado na área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Desde 2011 atua como professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina.