Delegação da Unioeste participa de Seminário em Santa Catarina

Professores e alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) embarcam neste sábado, dia 3, para Florianópolis (Santa Catarina), para participar do 31º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), sediado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o seminário serão ministrados minicursos, oficinas, apresentações orais e apresentações culturais.

Neste ano o Seurs tem como lema “Sociedade, Esporte e Saúde”, tema escolhido levando em consideração os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, como a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016).

O Seurs, evento de extensão com maior longevidade no País, com a primeira edição realizada em Curitiba em 1983, tem como objetivo proporcionar a troca do conhecimento entre extensionistas das universidades públicas da região Sul e promover a integração dos participantes e das universidades com a comunidade.

O intercâmbio entre as universidades do Sul do Brasil possibilita discussões e trocas de experiências que permeiam a relação entre a universidade e a sociedade. Este evento é um espaço privilegiado de discussão e produção sobre extensão universitária. A sua organização é de responsabilidade da Regional Sul do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, com periodicidade anual.

Participação

A Unioeste participará do Seurs, com uma delegação composta por 42 pessoas, entre agentes universitários, professores e acadêmicos, que apresentarão 16 comunicações orais, 3 oficinas, um minicurso e uma atividade cultural.

“A Unioeste financia a participação desses trabalhos selecionados durante a realização do Seminário de Extensão da Unioeste”, explica Erosania Lisbôa, chefe da Divisão de Assuntos Comunitários da Pró-Reitoria de Extensão, ao destacar que desta forma, as atividades mais relevantes produzidas na Universidade são mostradas e divulgadas na região Sul.

Segundo ela, o evento “permite a troca de conhecimentos, o aprimoramento das ações já realizadas e a implantação de novas experiências, sintonizadas com as politicas nacionais da extensão universitária, que contribuem para a formação cidadã dos estudantes envolvidos nos projetos de extensão”.