Questões pedagógicas são discutidas em encontro para novos docentes

“Entender a responsabilidade da função docente na educação superior, que vai além da questão do saber especifico de cada área, perceber a importância do aluno como sujeito em momento de aprendizagem e pensar questões nas questões didáticas e pedagógicas”, foi o objetivo do Encontro Político Pedagógico para Docentes 2013, realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) nesta semana, destinado aos novos professores aprovados no 31º Concurso Público.

O evento foi uma oportunidade de diálogo pedagógico com os professores que estão chegando a Instituição, conforme informa a professora Carmem Célia Correia Bastos, do curso de Pedagogia do Campus de Cascavel, que ministrou palestras no período da tarde, enfocando aspectos didático-pedagógicos do Plano de Ensino e forneceu informações sobre procedimentos de acompanhamento das ações do novo docente na Unioeste, durante o estágio probatório.

“Além de sentir-se acolhido, queremos que o novo docente saiba o que a Instituição faz e o que se espera dele. Mostramos o que estamos fazendo e como os que chegam agora se inserem e passam a fazer parte desta construção institucional”, ressalta a professora Carmem.

Já para o professor Edson Antonio Alves da Silva, assessor da Pró-reitoria de Graduação, “os professores ingressam na carreira com pouco preparo para a docência”, uma vez que o mestrado e doutorado focam uma área de conhecimento específica, com menos tempo para questões didáticas, “tornando assim difícil para o docente conhecer toda a dimensão pedagógica do contexto de sala de aula”, diz ele ao acrescentar que para diminuir estas dificuldades “foi apresentado no evento às perspectivas da carreira docente na Unioeste”.

Boas expectativas

A professora Karin Linete Hornes, do curso de Geografia de Marechal Cândido Rondon, gostou do encontro e considera que foi de grande valia para todos. “Chegamos numa Instituição nova e não sabemos como são os planos de curso e o Projeto Político Pedagógico. Aqui pudemos ter acesso a como a Unioeste trabalha com estas questões e quais são suas diretrizes básicas. Quais as melhores metodologias, formas de avaliação, de disponibilizar as referências bibliográficas e tudo isto faz com que a aula seja muito mais produtiva”, disse ela.

Hornes destaca também que foram esclarecidas questões referentes a projetos de pesquisa e de extensão. “E isto é fundamental para quem está iniciando sua carreira e necessita saber quais são os alicerces do seu trabalho”. Ela informa que fez sua graduação na Universidade Estadual de Ponta Grossa, mestrado na Universidade Estadual de Maringá, doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e já tem experiência docente.

A preocupação da Unioeste em fazer parte da comunidade foi percebida por ela na semana acadêmica de Geografia, realizada há poucos dias. “A comunidade faz parte da Instituição, não é algo a parte. Isso é fundamental. Existe preocupação de levar o conhecimento às escolas e para a comunidade, fazendo com que ela participe. Pensar em uma sociedade melhor é função da Universidade”, salienta.

Para Lucas Barbosa Pelissari, que será professor dos cursos de Ciências Contábeis, Hotelaria e Matemática no Campus de Foz do Iguaçu, o encontro foi “importante para conhecer a dinâmica da Universidade, as esferas administrativas e ter contato com as questões pedagógicas”. Ele tem experiência docente em universidades particulares. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, onde também concluiu mestrado em Educação, e se formou ainda em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Pelissari afirma que ainda está se adaptando a região, que não conhecia. “Estou com vontade de começar logo, de assumir as disciplinas. Minha expectativa é boa, de morar e me estabelecer aqui. Este evento é muito importante para situar o professor, ajudar a se ambientar, entender melhor como funcionam administrativamente o ensino, pesquisa e extensão”, finaliza.