Unioeste promove encontro para novos docentes

Será realizado nesta quinta-feira (05.09), na Sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o “Encontro Político Pedagógico para Docentes 2013”, destinados aos professores aprovados no 31º Concurso Público. O encontro, promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh), visa recepcionar os 78 novos docentes, apresentar as Pró-reitorias da Universidade, sua organização, políticas e atribuições.

“Este evento visa estabelecer o primeiro contato dos professores com a Instituição. É a acolhida, o momento de mostrar como é a universidade e seu funcionamento em relação às questões de recursos humanos, administrativas e pedagógicas. É um processo de integração ao quadro de pessoal da Universidade”, informa Evanilde Pereira Salles Lange, diretora de Ensino da Prograd.

Serão apresentados aspectos legais, procedimentos administrativos e pedagógicos. Lange complementa que este é o primeiro, “de uma série de encontros que vão ocorrer, visando integrar os professores”. Haverá outros momentos para discutir o processo de ensino e aprendizagem na Universidade. “Eles vão conhecer a Instituição, que é complexa, por sua natureza multicampi e que possui cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, com uma legislação ampla”, informa Evanilde.

Atividades

A programação da manhã, a partir das 8 horas, vai mostrar um pouco de cada pró-reitoria, iniciando com a palestra “A Pró-reitoria de Graduação e a política de ensino da Unioeste”, ministrada pela professora doutora Liliam Faria Porto Borges, pró-reitora de Graduação. Depois, será ministrada a palestra “A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e sua abrangência”, a cargo da agente universitária Laura Cristina Chaves Romero, que tem por objetivo apresentar a estrutura organizacional da Prorh, os direitos e deveres do docente público estadual.

Ás 10 horas será apresentada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e suas atribuições na palestra “A PRPPG e sua abrangência”, ministrada pelos servidores Edson Antonio da Silva, Nelso Valmir Banaszeki e Dirce Pereira da Cruz. Em seguida, às 10h30, os professores Gilmar Baumgartner e José Carlos dos Santos ministram a palestra “A Pró-reitoria de Extensão e sua abrangência”, e às 11 horas, a professora Janete Ritter ministra a palestra “O Projeto Político-Pedagógico do curso”, a partir das 11h30 até às 12 horas, haverá uma sessão de perguntas e respostas.

No período da tarde serão enfocadas questões pedagógicas, com discussões sobre o que é plano de ensino e planejamento de atividade, como são feitos e qual sua importância e contribuição na formação dos alunos. “Neste momento, será discutida a inserção de cada disciplina no projeto pedagógico do curso, uma vez que ela está articulada didática e pedagogicamente visando à formação de nossos acadêmicos”, saliente Evanilde Lange.

As atividades vespertinas terão início às 13h30 com a palestra “Dimensão Pedagógica da Docência Universitária”, ministrada pela professora Carmem Célia Barradas Correia Bastos, que pretende discutir os aspectos didático-pedagógicos da disciplina na perspectiva do Plano de Ensino Institucional.

Já às 15 horas, a mesma professora ministra a palestra “Apoio pedagógico ao docente no estágio probatório”, com o intuito de informar os procedimentos da Assessoria Pedagógica quanto ao acompanhamento das ações do novo docente na Unioeste, durante o período probatório.