Campus de Cascavel promove Congresso Médico

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Centro Acadêmico de Medicina Professor Elias Abrão (Campea) do Campus de Cascavel realiza, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Congresso Médico do Oeste do Paraná (Comop) e 8º Simpósio Médico, no Auditório Arnaldo Busatto.

O principal objetivo do encontro é integrar os conhecimentos científicos e tecnológicos no âmbito da saúde, atualizar os conhecimentos, estimular o acadêmico à inserção na produção científica, incentivar e demonstrar clinicamente a importância do esporte e das atividades físicas na promoção da saúde, do bem estar e  da qualidade de vida da população.

Promover a aproximação dos profissionais da saúde quanto à necessidade de formação de parcerias para a cooperação e desenvolvimento de ações integrais possibilitando assim o intercâmbio de informações entre docentes e discentes é também meta dos eventos.

O evento tem como tema “Esporte e Medicina” e as inscrições para trabalhos estão abertas podendo ser feitas pelo site www.campea.med/simposio/. O valor das inscrições varia de acordo a data em que for realizada e a área do participante. Para associados do Campea e até o próximo dia 15 o valor é de R$ 30,00, até o dia 15 de setembro é de R$ 40,00 e até o dia 9 de outubro o valor é de R$ 50,00.

Para os acadêmicos da Unioeste, as inscrições, nas mesmas datas, estão no valor de R$ 50,00, R$ 60,00 e de R$ 70,00. Para demais acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior, nas mesmas datas, os valores são de R$ 60,00; R$ 70,00 e no valor de R$ 80,00, respectivamente. Já para residentes, docentes e profissionais da saúde, que também podem participar, os valores são os seguintes: R$ 70,00; R$ 80,00; e R$ 90,00. Todos os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível que será doado à instituição de caridade do município de Cascavel.

O Simpósio Médico surgiu em comemoração ao décimo aniversário do curso de Medicina da Universidade, no ano de 2006, e pretende permitir aos discentes a publicação e apresentação de seus trabalhos ao longo da   graduação, além de promover a difusão do conhecimento científico através da discussão de temas pertinentes para a área da saúde. Ele contará com a presença de professores e doutores docentes do curso de medicina da Unioeste e convidados das melhores instituições de Ensino do Brasil.

O evento terá início às 8 horas do dia 15, com o credenciamento dos participantes seguido por palestras, com a participação dos médicos: Eduardo Henrique de Rose, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mario Maia Bracco, pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein; Paulo Roberto Mussi, membro titular do Comitê Brasileiro de Patologia de Quadril e da Sociedade brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Sérgio Martins, assistente do Grupo de Cirurgia de Nervos Periféricos da Divisão de Neurocirurgia Funcional e professor da disciplina de Neurocirurgia da USP; Roberto Sérgio Martins, com doutorado em Neurologia pelo Departamento de neurologia da Universidade de São Paulo; e João Ricardo Turra Magni, pós-graduado em Medicina do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Haverá ainda apresentações, mesas redondas entre outras atividades. A programação completa está disponível no link

O Congresso Médico e o Simpósio Médico têm o apoio do Governo federal, Governo do Estado, Fundação Araucária, Caixa Econômica Federal e o Campus de Cascavel da Unioeste.