Unioeste assina convênio com prefeitura de Toledo

Nesta quinta-feira (10.10), no gabinete da Reitoria, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti e o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Paulo Sérgio Wolff, assinaram o convênio que visa à execução de serviços de terraplanagem e adequação do acesso ao Instituto de Pesquisa e Produção em Aquicultura Avançada (Inpaa), do Campus de Toledo.

O diretor do Inpaa, Robie Allan Bombardelli, explica sobre a importância do convênio, "como o Inpaa está localizado numa área rural, sem pavimentação e sem vias de acesso, a terraplenagem e pavimentação vão adequar a área interna do instituto e isso é fundamental. Sem estas adequações não temos condição de fazer o planejamento e organizar o plano diretor".

O Inpaa

O Inpaa é um centro de pesquisas com atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação de Engenharia de Pesca e o mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, conta também com a participação de docentes e discentes de outros cursos como Engenharia Química e Química.

O instituto antes era uma unidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o Centro de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Cpaa), muito importante para a piscicultura do estado, foi construído no final da década de 70 e desde então promoveu o fomento da piscicultura, o desenvolvimento da aquicultura e ações relacionadas a preservação do meio ambiente.

Bombardelli salienta que o Cpaa "teve importância para a nossa região e para a criação do curso de Engenharia de Pesca na Unioeste. O Inpaa vai colaborar com o desenvolvimento regional, voltado para os recursos pesqueiros e aquicultura, beneficiando toda a comunidade regional".

O diretor do Campus de Toledo, José Dilson de Oliveira informa que o "terreno que abriga o instituto tem 120 mil m2 de área, sendo 10 mil m2 de área construída, numa estrutura que inclui laboratórios, salas de aula, auditório e refeitório".

Localizado na estrada da Usina Km 5, em Toledo, o instituto foi repassado formalmente para a Unioeste em 2010. Bombardelli ressalta que "a estrutura já era utilizada antes, com o repasse foi possível melhorá-la, desde então foram realizadas reformas e a construção de novos laboratórios, como o de tecnologia para reprodução de peixes e o de EcoHidráulica".