COU aprova criação de serviços à saúde do trabalhador

O Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou, nesta quinta-feira, dia 26, a criação e implantação do Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), serviço regulamentado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego que orienta medidas de cuidado com a saúde do trabalhador, de caráter preventivo, controle dos riscos ambientais, acidentes de trabalho e atendimento emergencial.

O serviço é um programa vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos (Prorh) e deve ser constituído por uma equipe interdisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de promover o cuidado com a saúde, a proteção da integridade física e psíquica dos servidores da Unioeste, prevenção e tratamento das doenças ocupacionais, melhoria das condições de trabalho, garantia dos direitos que visem melhorar a condição social e qualidade de trabalho, preservar o ambiente ecologicamente e ergonomicamente adequado às condições para melhorar a qualidade de vida.

A professora Elisabeth Rossetto, que coordena a área de Psicologia do Sesmt, observa que “esse serviço vai trabalhar com a saúde do servidor da Unioeste, tanto psíquica quanto orgânica e uma das ações mais importantes é a saúde preventiva”.

A iniciativa de criação deste serviço partiu da administração superior que, em 2012, instituiu o grupo de trabalho com um representante docente, um agente universitário e um discente de cada Campus e agentes universitários da Reitoria e do HUOP, como explica Nelci Janete Nardelli, Diretora de Desenvolvimento Humano da Prorh: “Foi constituído o grupo de trabalho para implantação do Sesmt, com o objetivo de definir políticas e provocar a formação de uma equipe multidisciplinar, capaz de atender as demandas que tal serviço apresenta”.

O grupo conta com a participação de mais de 30 pessoas e a finalização da proposta para aprovação neste ano só foi possível, de acordo com a diretora, porque o grupo concentrou os esforços nesta tarefa, contando com a participação de servidores que desenvolvem ações oriundas dos projetos vinculados ao Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários que, após amplo debate, concluíram a minuta aprovada pelo COU.

Ela explica que um dos objetivos do próprio projeto é desenvolver e fortalecer ações conjuntas com os segmentos que compõem a comunidade acadêmica, “para enfrentar as fragilidades detectadas, por meio de projetos desenvolvidos pelos docentes e agentes universitários, por meio de pesquisa, de extensão, de atividades de ensino e do PDA”.

Nardelli ressalta que esta iniciativa atende o anseio demonstrado no relatório final de Avaliação Institucional, no item que trata da necessidade de desenvolver as dimensões humanas e a qualidade de vida do trabalhador e visa também consolidar as políticas de cuidado com a pessoa.

Trabalho do Sesmt

O trabalho deste serviço divide-se em quatro grandes eixos: avaliação de riscos ocupacionais, atendimentos à saúde e segurança do trabalho, desenvolvimento de projetos e programas de saúde e apoio nas questões de saúde e segurança.

A avaliação de riscos ocupacionais envolve visitas aos locais de trabalho e acompanhamento de atividades para identificar inadequações e fatores de risco à saúde, utilização de ferramentas de análise ergonômica e seus princípios visando à melhoria nos diversos postos e processos de trabalho.

Em relação aos atendimentos à saúde e segurança do trabalho, incluem-se a realização de exames ocupacionais, diagnóstico das doenças que atingem os profissionais, por meio de consultas e exames, realização do primeiro atendimento de acidentes do trabalho, urgências e emergências, coleta, sistematização e análise dos dados de absenteísmo, morbidade, mortalidade e investigação das possíveis relações com as atividades funcionais.

No item desenvolvimento de projetos e programas de saúde estão a elaboração, coordenação e execução de planos, projetos e programas de promoção da saúde, prevenção, tratamento e recuperação, disseminação de informações para o cuidado com a segurança e a saúde, estabelecimento de parcerias para atender as demandas de saúde e segurança levantadas na comunidade acadêmica.

Já o apoio às questões de saúde e segurança engloba a interação da equipe do Sesmt com as chefias imediatas e responsáveis por setor/unidade para buscar soluções de problemas que afetem a saúde dos servidores, o processo de readaptação profissional, o assessoramento a procuradoria jurídica nas questões trabalhistas, relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores em processos judiciais.