Unioeste é 45ª melhor Universidade do Brasil

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi classificada entre as 50 melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil no Ranking Universitário Folha 2013 (RUF), divulgado na última segunda-feira (09.09)  pelo jornal Folha de São Paulo.

A Unioeste, entre 192 instituições reconhecidas como universidades pelo de Ministério da Educação, ficou na 45ª posição, avaliada pela pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

A pró-reitora de graduação da Unioeste, professora Liliam Faria Porto Borges, diz que o ranking nacional é muito importante para dar visibilidade a Universidade, entre o conjunto de instituições brasileiras. “Dentre as Instituições, a Unioeste está numa colocação bastante satisfatória, considerando que somos uma Universidade nova e em processo de consolidação” declara.

Ela também atribui o resultado à excelente qualificação do corpo docente, ao compromisso de ensino e ao desafio da Unioeste em crescer. “O conjunto, que é a comunidade acadêmica, tem feito um trabalho para construir uma educação superior de qualidade” enfatiza.

As regiões sul e sudeste, concentram 19 das 25 melhores universidades do País, segundo a avaliação. A Unioeste melhorou 12 posições em relação à  2012, quando ocupava a 57ª posição e é a quinta Universidade mais bem avaliada do Estado.

Neste ano, o RUF manteve a filosofia e aperfeiçoou a metodologia para contemplar duas grandes áreas de interesse: a produção científica e a graduação. Segundo a pró-reitora Liliam, a avaliação melhorou na qualidade metodológica. “Devemos observar as metodologias, pois cada avaliação pressupõe questões orientadoras que demonstram os aspectos parciais da Universidade”, comenta.