22º Semana Acadêmica de Biologia reúne 200 participantes

Cerca de 200 acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram da 22º Semana Acadêmica de Biologia, realizada entre os dias 2 e 6 deste mês, no Campus de Cascavel. Nesta edição, promovida pelo curso de Ciências Biológicas, foram realizados 23 minicursos e quatro palestras que abordam as principais áreas de Ciências Biológicas: Biodiversidade e Conservação, Saúde e Biotecnologia.

Segundo a coordenadora da Semana Acadêmica, professora/doutora Rafaela Maria Moresco, durante a organização do evento, os alunos do curso de Ciências Biológicas foram consultados e opinaram sobre quais assuntos eles teriam mais interesse para complementar suas formações.

Segundo a professora, na grande área de Ciências Biológicas os conteúdos se complementam de tal forma que, uma simples análise de algum organismo pode ter diversos aspectos avaliados, desde a estrutura molecular do DNA até interações ecológicas entre as espécies e o meio ambiente, por isso, o tema escolhido para a 22º edição é “Da molécula à vida”.

Ainda conforme a coordenadora o evento teve como objetivo integrar alunos, professores e pesquisadores da área de Ciências Biológicas para compartilharem conhecimento e experiências, “Estamos trazendo aos acadêmicos a possibilidade de contato com áreas muitas vezes não trabalhadas no Campus, para mostrar as diversas opções de atuação dos biólogos” declara.

A professora explica que o evento também serviu para atualizar e contextualizar os acadêmicos no universo em torno das pesquisas científicas que estão sendo realizadas na Unioeste, em outras instituições do Brasil e exterior; bem como proporcionar aos ex-alunos a oportunidade de retornarem à Instituição, agora como palestrantes, trazendo as experiências e conhecimentos que adquiriram pelas atividades profissionais ou por meio de programas de mestrado e doutorado de outras Instituições, “Este evento possibilita o aluno entrar em contato com diversos profissionais da área de Ciências Biológicas, podendo assim, trocar informações, experiências e muitas vezes planejar projetos conjuntos para desenvolver ao longo de uma pós-graduação, inclusive em outras Instituições” destaca.

A bióloga Lia Mara Teobaldo, ex-aluna e ministrante do minicurso “Sistema esquelético: confecção de peças anatômicas animais e o estudo do sistema esquelético”, ressalta que a Semana Acadêmica é uma ótima oportunidade aos alunos recém-formados de aperfeiçoarem sua carreira, bem como contribuir para a formação dos alunos que participam do evento “Além de ser uma oportunidade de aprimorar nossa carreira, podemos auxiliar os alunos a aperfeiçoar seus trabalhos e repassar métodos de ensino mais eficazes que eles podem usar com seus alunos nas escolas onde fazem estágios” salienta.