Universidade sedia Seminário de Aprimoramento Farmacêutico

No próximo dia 12, o Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediará a quarta edição do Seminário de Aprimoramento Farmacêutico, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) e Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com a Unioeste e a Associação dos Farmacêuticos no Estado do Paraná (Aspafar).

O evento é específico para farmacêuticos convocados, de Cascavel e região, que receberão os documentos de identidade profissional e profissionais que estiverem ingressando com responsabilidade técnica nas áreas de Dispensação, Hospitalar, Manipulação e Serviço Público.

Segundo Mirian Ramos Fiorentin, diretora secretária geral do CRF, a proposta do evento é capacitar os profissionais que já estão atuando na área, motivar e instruir os recém-formados a lidar com situações-problemas.

Mirian ressalta que por este motivo os palestrantes são profissionais experientes. “Eles atuam na área há muito tempo e por isso tem bagagem e experiência para esclarecer dúvidas que podem surgir em diversas situações. Queremos dar a eles motivação e base para que diante do problema saibam que atitude tomar para resolvê-lo”.

De acordo com a Conselheira do CRF-PR, Maria do Carmo Baraldo Wagner, o encontro visa oportunizar a troca de experiências entre os profissionais da área e a aquisição de contatos profissionais. “Pretendemos fomentar essa troca de ideias, trazendo informações técnicas atualizadas a esses profissionais que nem sempre dispõem de tempo para participar de eventos como esse”.

A conselheira também salienta que um dos principais motivos do Seminário é demonstrar que o CRF não é apenas um órgão fiscalizador, mas que também tem como função orientar e capacitar os profissionais da área. “O Conselho regulamenta, mas também auxilia”, observou.

O evento, que também visa integrar o Conselho e a Universidade, contará com a participação dos acadêmicos que estão cursando o 5º ano de Farmácia na Unioeste. O coordenador do curso, professor Alex Sandro Jorge, destaca que o Seminário é de extrema importância para os acadêmicos, pois irá tratar das funções do Conselho e sobre a legislação da profissão. “O Conselho precisa estar próximo do aluno para que ele tenha noção de quais caminhos seguir em termos de documentação para regulamentar-se perante o Conselho”, relata.

Programação

A programação do evento foi dividida em duas etapas: pela manhã os formandos do curso de Farmácia participarão da solenidade de juramento e também receberão as carteiras de identificação e os crachás de farmacêutico. No período da tarde será realizada a reunião técnica com enfoque na legislação e as ações de fiscalização do CRF-PR.