Professores e acadêmicos recebem prêmios de Economia

No 23° Prêmio Paraná de Economia e no 8° Prêmio BRDE de Desenvolvimento a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistou dois primeiros lugares em diferentes categorias. Os dois prêmios são promovidos pelo Conselho Regional de Economia (Corecon) e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

O professor Jefferson Staduto, do Campus de Toledo da Unioeste, foi o primeiro colocado, como orientador da aluna Daiane Marani Gotardo, no 23° Prêmio Paraná de Economia, na categoria monografia de Economia Pura e Aplicada, com o trabalho “Distribuição Espacial das Indústrias Dinâmicas e Não Dinâmicas na Região Sul do Brasil – 1995 e 2010”.

Segundo o professor Jefferson, o trabalho trata da localização espacial das indústrias na região Sul do Brasil, separando as indústrias analisadas em dois grandes grupos: as indústrias dinâmicas e não dinâmicas. A referida análise foi realizada por município, e foram utilizadas medidas de especialização e concentração e outras análises espaciais.

Ele explica também que o principal objetivo foi analisar a distribuição espacial das indústrias dinâmicas e não dinâmicas por município na região Sul do Brasil, no período de 1995 e 2010, e que a experiência de orientar um trabalho premiado é sempre gratificante, mas a grande experiência e sensação positiva couberam à aluna Daiane. “Dá ainda mais fôlego para ela continuar na vida acadêmica e mais segurança. E para o professor representa que temos muitos bons alunos na Unioeste e todos tem potencial de serem grandes profissionais”, finaliza.

A ex-aluna do Mestrado de Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste, Edicléia Lopes da Cruz Souza, atualmente bolsista de apoio técnico no Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unioeste, também foi premiada. Classificada na terceira colocação na categoria Economia Paranaense, Edicléia foi orientadora do trabalho da acadêmica Josiane da Silva Ribeiro, intitulado “O Trabalho Escravo Contemporâneo no Paraná: Uma abordagem das piores formas do trabalho infantil”, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam).

Esse prêmio tem como finalidade estimular e valorizar a produção científica, propiciar a reflexão de alto nível sobre temas ligados à realidade da economia paranaense e à economia pura e aplicada.

Mais Prêmios

Também o pró-reitor de Planejamento, Jandir Ferrera de Lima e a ex- aluna do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio do Campus de Toledo da Unioeste, Augusta Pelinski Raiher, atualmente professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), conquistaram o primeiro lugar no 8° Prêmio Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com o trabalho “Uma visão, uma missão: o crédito do BRDE e o desenvolvimento socioeconômico paranaense”. O resultado foi divulgado no último dia 5.

O prêmio consiste em um concurso de trabalhos técnicos com o objetivo de incentivar a pesquisa e a investigação econômica pelos estudantes e profissionais de economia.