Abertas matrículas para aprovados pelo SiSU

Iniciaram nesta sexta-feira (17.01) e seguem nos próximos dias 20 e 21, as matrículas para os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Estão sendo oferecidas 1.184 vagas para os selecionados por este meio, sendo 50% do total de vagas que a Instituição possui, distribuídas pelos 33 cursos de graduação.

O candidato aprovado em primeira chamada deve realizar a matrícula na secretaria acadêmica, no Campus respectivo ao curso escolhido, das 8h30 às 11h30, das 14 às 17 horas ou das 19 às 21 horas. A Universidade possui cinco campi, localizados nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo.

A candidata Amanda Felipe Bezbeatti, de 23 anos, se matriculou em Letras/Inglês, no Campus de Cascavel, e foi selecionada pelo Sistema. “Como o SiSU não seleciona somente candidatos aqui, ele é bom pois proporciona intercâmbio entre pessoas de outros estados”, comenta ela acrescentando ainda que este será seu primeiro curso de graduação.

Já a candidata Vitoria de Souza Ferreira, de 22 anos, veio de Brasília para realizar a matrícula no curso de Medicina e revela que não conhecia a Universidade. “Eu escolhi a Unioeste pois achei boa e tem a graduação que pretendo cursar”, conta. Ela diz também que em todas as faculdades que tentou a aprovação, foi para o mesmo curso, esperando inclusive o resultado da Universidade Federal de Góias (UFG) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), de Brasília.

O edital referente às matrículas está disponível no link http://www.unioeste.br/prg/docs/2014/Edital_sisu_2014.pdf.

Documentação

Os documentos exigidos pela lei federal de cotas que devem ser apresentados no ato da matrícula são os seguintes: duas vias do histórico escolar do Ensino Médio, uma das quais deve ser original; ou duas cópias autenticadas do diploma de graduação, com duas cópias autenticadas dos respectivos históricos escolares.

Deve entregar ainda uma cópia autenticada dos documentos: certidão de nascimento ou da certidão de casamento; carteira de Identidade civil ou militar; CPF;  documento militar, para maiores de 18 anos; comprovante de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos; e duas  fotos 3x4 recentes.

Cotas

O candidato selecionado que se inscreveu como cotista e se classificou no limite de vagas, deve apresentar a documentação exigida e comprovar, por meio do histórico escolar, que cursou o Ensino Médio somente em escola pública do Brasil.

Segunda chamada

A segunda chamada do processo seletivo será divulgada no dia 27 e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Confirmação da matrícula

Todos os candidatos que efetuaram as matrículas nas datas previstas deverão comparecer na secretaria acadêmica, entre os dias 26 a 28 de fevereiro, para confirmá-la. Caso o candidato não compareça neste período poderá perder a vaga.

Lista de Espera

Os candidatos que não forem convocados nas duas primeiras chamadas terão entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestarem interesse em participar da lista de espera, acessando o sistema durante o período especificado e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Inscrições

As inscrições no SiSU para os cursos de graduação oferecidos pela Unioeste totalizaram 30.753 candidatos. Foram 25.414 inscrições realizadas pelos candidatos, sendo que mais 5 mil deles optaram por dois cursos na Universidade.

Os cursos de Medicina, oferecido no Campus de Francisco Beltrão, foi o mais procurado, com 1.698 inscritos e depois o do Campus de Cascavel com 1.583 inscritos, seguidos por Administração, também do Campus de Cascavel, com 1.382 inscrições.

Mais informações podem ser obtidas nos sites unioeste.br e sisu.mec.gov.br.